Busca avançada
Ano de início
Entree

Síntese e caracterização de nanopartículas poliméricas via polimerização em emulsão de estireno e veova 10: influência do regime de alimentação em diferentes condições operacionais

Processo: 15/08299-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2015
Vigência (Término): 30 de setembro de 2017
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Operações Industriais e Equipamentos para Engenharia Química
Pesquisador responsável:Reinaldo Giudici
Beneficiário:Natália Bahia Barbosa
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/50218-2 - CEPEMA - Centro Cooperativo em Engenharia Ambiental, AP.TEM
Assunto(s):Estireno   Nanopartículas poliméricas   Copolimerização   Reatores químicos

Resumo

Objetiva-se estudar a síntese e caracterização de nanopartículas poliméricas via copolimerização em emulsão de estireno e VeoVa-10. Sob influência do regime de alimentação em diferentes condições operacionais (batelada, batelada intermitente e semicontínuo) visa-se obter látex com alto teor de sólidos destinado ao mercado imobiliário. Serão avaliados o efeito da temperatura de reação ao longo do processo, a influência dos perfis de alimentação e composição e o teor final dos polímeros. Serão monitoradas durante a reação a conversão global dos monômeros, o tamanho médio e a distribuição das partículas poliméricas. No final de cada reação serão analisados o teor de sólidos finais, pH, viscosidade, temperatura de transição vítrea (Tg) e a temperatura mínima de formação de filme (TMFF). As melhores formulações serão adicionadas a uma receita de tinta comercial com o objetivo de avaliar a performance de resistência à absorção de água, à intempérie e à abrasão.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
Copolimerização de estireno e VeoVa 10: determinação das razões de reatividade e estudo do processo de polimerização em emulsão.. 2018. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Politécnica São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.