Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização e estudo multifuncional de espaços viários e quadras urbanas em área de adensamento urbano, no Município de São Paulo

Processo: 15/10759-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2015
Vigência (Término): 30 de setembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Planejamento Urbano e Regional - Métodos e Técnicas do Planejamento Urbano e Regional
Pesquisador responsável:Karin Regina de Casas Castro Marins
Beneficiário:Vinícius de Mello Catto
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Morfologia urbana   Infraestrutura urbana   Uso do solo   Adensamento   Espaço urbano   Planejamento territorial urbano   Microclima urbano   Análise de dados   São Paulo (SP)

Resumo

A morfologia urbana pode ser entendida como o produto da combinação de diversos elementos que compõem a estrutura urbana, ou o "plano de massa", com áreas ocupadas, construídas e livres, com vegetação ou pavimentação, volumetrias, materiais e cores diversas. É composta por dois elementos básicos: o sistema de quadras ou quarteirões e os espaços viários urbanos. O presente projeto de iniciação científica objetiva estudar, medir e mapear os parâmetros relevantes dos componentes do espaço urbano segundo uma perspectiva sistêmica das várias funções descritas, aplicáveis a uma área urbana selecionada no município de São Paulo, onde estão previstos incentivos ao adensamento urbano. O estudo abrangerá o levantamento, o mapeamento e a análise de dados medidos em vias e quadras urbanas relativamente aos seguintes aspectos principais: microclima urbano, tráfego e transporte, uso e ocupação do solo, adensamento populacional e construído. Para isso, será realizado estudo aprofundado na temática de morfologia urbana, estudo da área urbana a ser caracterizada e analisada, planejamento e execução dos levantamentos de campo, pesquisa secundária a dados, assim como mapeamento, sistematização e análise dos resultados. As medições em campo serão apoiadas no uso de equipamentos, tais como trena eletrônica, medidores de umidade, temperatura do ar e superficial, nível sonoro, assim como contadores de tráfego. A pesquisa proposta resultará em uma análise consolidada multicriterial das condições de ocupação e utilização de um espaço urbano selecionado, assim como na comparação dos resultados obtidos com valores referenciais disponíveis estatisticamente ou também coletados para outras regiões da cidade.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PACIFICI, MARTINA; DE CASTRO MARINS, KARIN REGINA; CATTO, VINICIUS DE MELLO; RAMA, FABRIZIO; LAMOUR, QUENTIN. Morphological and climate balance: Proposal for a method to analyze neighborhood urban forms by way of densification. SUSTAINABLE CITIES AND SOCIETY, v. 35, p. 145-156, NOV 2017. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.