Busca avançada
Ano de início
Entree

Mapeamento e estudo de QTLs relacionados à robustez da levedura industrial Pedra-2 (Saccharomyces cerevisiae)

Processo: 14/26719-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2015
Vigência (Término): 31 de julho de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Gonçalo Amarante Guimarães Pereira
Beneficiário:Alessandro Luis Venega Coradini
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):16/21176-8 - Identificação de genes que modulam a relação genótipo-fenótipo em Saccharomyces cerevisiae., BE.EP.DR
Assunto(s):Estresse oxidativo   Bioenergia

Resumo

O reconhecimento das consequências ambientais advindas da utilização dos combustíveis fósseis demanda o aumento significativo da produção de combustíveis renováveis, sendo o bioetanol considerado uma das principais alternativas. Neste contexto, leveduras industriais têm atraído a atenção de diversos grupos de pesquisas e empresas de biotecnologia, por serem consideradas excelentes backgrounds para o desenvolvimento de novos produtos. Entre as leveduras industriais destaca-se a Pedra-2 (PE-2), linhagem amplamente utilizada na produção brasileira de etanol, por apresentar uma alta produtividade no ambiente industrial e a capacidade de tolerar estresses oxidativo e por temperatura, tipicamente encontrados na indústria. Embora a análise genômica da linhagem PE-2 tenha demonstrado a presença de genes relacionados à estresses, as bases genéticas de sua robustez ainda não foram claramente entendidas, de forma que o estudo detalhado de quantitative trait loci (QTLs) relacionados à tolerância ao estresse oxidativo e por temperatura irão contribuir significativamente para a compreensão desses mecanismos e consequentemente para o contínuo desenvolvimento de linhagens mais produtivas. Um alto número de segregantes derivados da linhagem PE-2 (ou do híbrido PE2 x S288c) serão obtidos por citometria de fluxo utilizando o método de análise high-throughput de tétrades. Em seguida todos os segregantes serão individualmente avaliados sob as condições de estresse utilizando procedimento padronizados para high-throughput screening. Os segregantes identificados como tolerantes serão sequenciados e os QTLs serão mapeados por meio de análises de bioinformática e estatística. QTLs potencialmente relacionados à robustez serão validados utilizando o método de hemizigosidade recíproca.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BEZERRA DE MELLO, FELLIPE DA SILVEIRA; VENEGA CORADINI, ALESSANDRO LUIS; GALVAO TIZEI, PEDRO AUGUSTO; CARAZZOLLE, MARCELO FALSARELLA; GUIMARAES PEREIRA, GONCALO AMARANTE; TEIXEIRA, GLEIDSON SILVA. Static microplate fermentation and automated growth analysis approaches identified a highly-aldehyde resistant Saccharomyces cerevisiae strain. BIOMASS & BIOENERGY, v. 120, p. 49-58, JAN 2019. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.