Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação do envolvimento da proteína HINT1 na sinalização celular via cálcio em Plasmodium Falciparum

Processo: 15/07182-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2015
Vigência (Término): 30 de abril de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia - Protozoologia de Parasitos
Pesquisador responsável:Marcos Leoni Gazarini Dutra
Beneficiário:Mayrim Machado Gomes Smaul
Instituição-sede: Instituto de Saúde e Sociedade (ISS). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Baixada Santista. Santos , SP, Brasil
Assunto(s):Calmodulina   Plasmodium falciparum   Plasmodium

Resumo

A malária é um dos principais problemas de saúde pública, responsável por muitas mortes anualmente em todo o mundo. O parasita responsável por esta doença pertence ao Gênero Plasmodium. Sabe-se que as enzimas proteolíticas do Plasmodium são fundamentais no desenvolvimento e sobrevivência do parasita no hospedeiro. Muitos eventos celulares do Plasmodium são regulados pelo cálcio e pelo sistema redox. Ambos mecanismos de sinalização celular são importantes moduladores da atividade proteolítica, que subsequentemente controlam funções importantes durante o ciclo do parasita. Para melhor entendimento bioquímico e celular é necessário o estudo de diferentes proteínas que regulam a sinalização intracelular do Plasmodium, como a Hint1. A Hint1 é uma proteína de função desconhecida no parasita, porém descrita como fator de supressão tumoral e indutor de apoptose em outros organismos. Esta proteína ainda possui propriedades similares à calmodulina e outras proteínas que se ligam ao cálcio, no entanto o possível papel desta proteína na regulação da sinalização de cálcio ainda não está totalmente esclarecido. Em resultados que já realizamos, a Hint1 foi identificada como candidata a ligante da calmodulina em coluna de afinidade com extrato de P. falciparum. O objetivo do projeto é caracterizar a função da Hint1 em eventos da sinalização celular, proteólise intracelular, sistema redox e homeostase de cálcio no Plasmodium e sua relação, no desenvolvimento do o ciclo intraeritrocítico.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GOMES SMAUL, MAYRIM MACHADO; BUDU, ALEXANDRE; MONTAGNA, GEORGINA NURI; DA SILVA FERRARA, TAISE FERNANDA; MALUF, SARAH EL CHAMY; BAGNARESI, PIERO; FERREIRA MACHADO, MARCELO MARCONDES; DOS SANTOS, FELLIPE BRONZE; DE AZEVEDO, MAURO FERREIRA; CARMONA, ADRIANA KARAOGLANOVIC; GAZARINI, MARCOS LEONI. Plasmodium falciparum histidine triad protein and calmodulin modulates calcium homeostasis and intracellular proteolysis. Biochemical and Biophysical Research Communications, v. 503, n. 2, p. 722-728, SEP 5 2018. Citações Web of Science: 0.
BUDU, ALEXANDRE; GOMES, MAYRIM M.; MELO, POLLYANA M.; MALUF, SARAH EL CHAMY; BAGNARESI, PIERO; AZEVEDO, MAURO F.; CARMONA, ADRIANA K.; GAZARINI, MARCOS L. Calmidazolium evokes high calcium fluctuations in Plasmodium falciparum. CELLULAR SIGNALLING, v. 28, n. 3, p. 125-135, MAR 2016. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.