Busca avançada
Ano de início
Entree

Crescimento e dinâmica reprodutiva do camarão-ferrinho Rimapenaeus constrictus (Stimpson, 1874) (Penaeoidea) no litoral norte do Estado de São Paulo: síntese de cinco anos de estudo

Processo: 15/13639-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2015
Vigência (Término): 31 de agosto de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Morfologia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Antonio Leão Castilho
Beneficiário:Ana Elisa Bielert Lopes
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:10/50188-8 - Crustáceos decápodes: multidisciplinaridade na caracterização da biodiversidade marinha do estado de São Paulo (taxonomia, espermiotaxonomia, biologia molecular e dinâmica populacional) (Biodiversidade Marinha), AP.BTA.TEM
Assunto(s):Crustáceos   Crustacea   Camarão   Penaeidae   Reprodução animal

Resumo

A dinâmica reprodutiva é um dos principais parâmetros para a identificação do efeito da pesca de espécies alvo ou que fazem parte da fauna acompanhante (bycatch). O presente trabalho é inédito em investigar em escalas espaciais e temporais amplas a dinâmica populacional do camarão Rimapenaeus constrictus, uma espécie amplamente explorada como bycatch no Atlântico Ocidental. Portanto, serão analisados os parâmetros populacionais de R. constrictus como: razão sexual, tamanho dos indivíduos e da maturidade sexual, grau de engorda ou fator de condição, índice gonadossomático, crescimento, longevidade, períodos e zonas de desova e recrutamento juvenil. As coletas foram efetuadas mensalmente no litoral norte do estado de São Paulo, de janeiro de 1998 a junho de 2003, com um barco camaroeiro equipado com redes "double-rig". Quatro coletas trimestrais serão efetuadas na enseada de Ubatuba em 2015 para a análise do fator de condição e índice gonadossomático. Os indivíduos serão identificados quanto ao sexo, mensurados no comprimento da carapaça e agrupados em categorias demográficas conforme o desenvolvimento morfológico e gonadal. As fêmeas serão pesadas em uma balança analítica (PesC) e serão dissecadas as gônadas, as quais serão pesadas também (PesG), sendo o Índice Gonadossomático (GSI) calculado pela fórmula: GSI = (PesG/PesC) x 100. A partir da utilização de análises estatísticas adequadas para cada objetivo, propõe-se descrever a estrutura populacional e a intensidade com que cada fator ambiental influencia o padrão de crescimento e dinâmica reprodutiva de R. constrictus. Este estudo fornecerá informações que contribuirão para o conhecimento em ampla escala sobre a biologia de R. constrictus e, junto aos estudos já efetuados com demais espécies de Penaeoidea, poderá ser utilizado em estratégias que minimizem a exploração não seletiva de recursos rentáveis ou não com características populacionais distintas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANA ELISA B. LOPES; RAPHAEL C. GRABOWSKI; JOYCE R. GARCIA; ADILSON FRANSOZO; ROGÉRIO C. DA COSTA; KÁTIA A.N. HIROKI; ANTONIO L. CASTILHO. Population dynamics of Rimapenaeus constrictus (Stimpson, 1874) (Penaeoidea) on the southeastern Brazilian coast: implications for shrimp fishing management from a 5-year study on a bycatch species. Anais da Academia Brasileira de Ciências, v. 89, n. 2, p. -, Jun. 2017.
LOPES, ANA ELISA B.; GRABOWSKI, RAPHAEL C.; GARCIA, JOYCE R.; FRANSOZO, ADILSON; DA COSTA, ROGERIO C.; HIROKI, KATIA A. N.; CASTILHO, ANTONIO L. Population dynamics of Rimapenaeus constrictus (Stimpson, 1874) (Penaeoidea) on the southeastern Brazilian coast: implications for shrimp fishing management from a 5-year study on a bycatch species. Anais da Academia Brasileira de Ciências, v. 89, n. 2, p. 1013-1025, JUN 2017. Citações Web of Science: 2.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LOPES, Ana Elisa Bielert. Crescimento e dinâmica reprodutiva do camarão-ferrinho Rimapenaeus constrictus (Stimpson, 1874) (Penaeoidea) no litoral norte do estado de São Paulo síntese de cinco anos de estudo. 2017. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Botucatu)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.