Busca avançada
Ano de início
Entree

Diversidade e distribuição de serpentes e lagartos em um mosaico de fisionomias

Processo: 15/14135-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2015
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia
Pesquisador responsável:Otavio Augusto Vuolo Marques
Beneficiário:Silara Fatima Batista
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Serpentes   Diversidade   Distribuicão   História natural   Lagartos

Resumo

Compreender a associação das espécies com certos ambientes é de importância vital para avaliar os fatores determinantes da riqueza e diversidade de uma área. Aspectos da história natural de diversas espécies de serpentes da Mata Atlântica são relativamente bem conhecidos, porém pouco se sabe sobre a associação de certas espécies a determinados habitats (e.g. áreas florestadas e abertas). No caso dos lagartos, os dados sobre a história natural são escassos e também pouco se sabe sobre o uso de habitat. Assim, esse estudo, além de esclarecer esse aspecto importante da ecologia desses animais, subsidiando dados para sua conservação, preenche lacunas que podem responder questões sobre suas distribuições ao longo da Serra do Mar. O objetivo do presente trabalho é descrever a distribuição e diversidade de uma comunidade de serpentes e lagartos ao longo de um mosaico de fisionomias florestadas e de campos nebulares. O estudo será conduzido no Núcleo Curucutu do Parque Estadual da Serra do Mar (PESM). Serão utilizados ao longo de 12 meses, durante as campanhas mensais de sete dias, dois tipos de armadilhas (Armadilhas de Interceptação e Queda e Funis Duplos). Estas serão distribuídas igualmente entre os campos e matas do mosaico, além de busca ativa (Procura Limitada por Tempo) que também será realizada igualmente entre as fisionomias em cada campanha. Encontros ocasionais durante o deslocamento dentro do Núcleo também serão contabilizados. Os espécimes coletados serão depositados na coleção herpetológica do Instituto Butantan e os excedentes ao número autorizado de coleta serão marcados e soltos no mesmo local de captura.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BATISTA, Silara Fatima. Diversidade e distribuição de serpentes e lagartos em um mosaico de fisionomias na Serra do Mar, estado de São Paulo. 2017. 101 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.