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A escravidão no corpo: a constituição de sentidos em publicidades estéticas

Processo: 15/11421-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2015
Vigência (Término): 30 de abril de 2017
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Carolina de Paula Machado
Beneficiário:Camila Pires Alves
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Semântica   Propaganda   Consciência corporal
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:acontecimento | Enunciação | Escravidão | estética | História | semântica | Semântica do Acontecimento

Resumo

Nos últimos anos, nota-se um apelo crescente para a realização de modificações corporais estéticas por meio de intervenções que, em alguns casos, chegam a ser cirúrgicas com desfechos insatisfatórios. Considerando esta tendência, este projeto tem por finalidade analisar publicidades sobre estética corporal que circulam na revista "Plástica e Beleza" especializada neste tema. A pesquisa será realizada tomando como base a teoria da Semântica do Acontecimento (Guimarães, 2002), partindo de conceitos como acontecimento enunciativo e cena enunciativa. Desse modo, pretendemos analisar nessas publicidades, quais sentidos sobre estética são constituídos para os leitores (Guimarães, 2011) dessa revista observando-se os memoráveis recortados no acontecimento através da análise das reescriturações e articulações e os efeitos de sentidos para a interpretação (futuridade). Nossa hipótese, a princípio, é de que essas publicidades submetem os leitores à um tipo de escravidão, a do próprio corpo, já que os sujeitos- mulheres são levadas a se identificar a um determinado padrão de beleza. (AU)

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