Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da aplicação de biocarvão sobre o estoque de carbono e fertilidade do solo em condições de laboratório e de campo sob clima tropical

Processo: 15/10108-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2015
Vigência (Término): 04 de outubro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Carlos Eduardo Pellegrino Cerri
Beneficiário:Tatiana Francischinelli Rittl
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):17/00921-0 - Efeitos de longo prazo da apliacação de biocarvão no solo no sequestro de carbono e emissões de gases do efeito estufa sob diferentes condições ambientais e experimentais, BE.EP.PD
Assunto(s):Fertilidade   Solo tropical   Estoque de carbono   Biocarvão   Mudança climática

Resumo

Biocarvão é o produto sólido da carbonização da biomassa intencionalmente produzido para ser aplicado no solo. Atualmente, o biocarvão tem sido aplicado ao solo com o objetivo de reter carbono (C) no solo, contribuindo assim para a mitigação das mudanças climáticas e aumento da matéria orgânica do solo. Esta prática pode contribuir para a aumento de produtividade de diversas culturas, principalmente em áreas tropicais onde a quantidade reduzida de matéria orgânica no solo limita a fertilidade do mesmo. Entretanto, apesar destes benefícios poderem ser obtidos simultaneamente, eles não podem ser "simultaneamente maximizados". A melhoria da fertilidade do solo ao longo do tempo é uma consequência da decomposição parcial do biocarvão, levando a perda de C do solo e emissão de CO2. Assim, não está claro se é possível sequestrar carbono através do biocarvão e ao mesmo tempo ter os benefícios da sua decomposição, ou se é necessário escolher um benefício em detrimento do outro. Este projeto tem por objetivo, estudar a dinâmica do biocarvão no solo e sua interação com a matéria orgânica nativa do solo em condições de campo e laboratório. Assim como seu efeito na produtividade da cana-de-açúcar. Se bem sucedido este projeto irá responder questões que vem sendo debatidas sobre os benefícios do uso de biocarvão em regiões (sub-) tropicais para o aumento do estoque de C no solo, e consequentemente sua fertilidade.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RITTL, TATIANA F.; BUTTERBACH-BAHL, KLAUS; BASILE, CAMILA M.; PEREIRA, LORENA A.; ALMS, VICTORIA; DANNENMANN, MICHAEL; COUTO, EDUARDO G.; CERRI, CARLOS E. P. Greenhouse gas emissions from soil amended with agricultural residue biochars: Effects of feedstock type, production temperature and soil moisture. BIOMASS & BIOENERGY, v. 117, p. 1-9, OCT 2018. Citações Web of Science: 8.
SCHELLEKENS, JUDITH; SILVA, CARLOS ALBERTO; BUURMAN, PETER; RITTL, TATIANA F.; DOMINGUES, RIMENA R.; JUSTI, MARINA; VIDAL-TORRADO, PABLO; TRUGILHO, PAULO FERNANDO. Molecular characterization of biochar from five Brazilian agricultural residues obtained at different charring temperatures. JOURNAL OF ANALYTICAL AND APPLIED PYROLYSIS, v. 130, p. 106-117, MAR 2018. Citações Web of Science: 2.
RITTL, TATIANA F.; OLIVEIRA, DANIELE; CERRI, CARLOS E. P. Soil carbon stock changes under different land uses in the Amazon. GEODERMA REGIONAL, v. 10, p. 138-143, SEP 2017. Citações Web of Science: 8.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.