Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise Ecotoxicológica do sedimento da Baía de Guanabara (RJ) através de Ensaios de Bioacumulação e Avaliação e Identificação de Toxicidade (AIT)

Processo: 15/13143-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2015
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2017
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Saneamento Básico
Pesquisador responsável:Denis Moledo de Souza Abessa
Beneficiário:Bruno Galvão de Campos
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB-CLP). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus Experimental do Litoral Paulista. São Vicente , SP, Brasil
Assunto(s):Bioacumulação   Sedimentos   Ecotoxicologia   Poluição   Baía de Guanabara   Contaminação

Resumo

A Baía de Guanabara concentra aproximadamente 70% das indústrias do Estado do Rio de Janeiro. Seus resíduos produzidos, somados a carga de esgoto doméstico transformaram a região em umas das áreas mais poluídas da costa Brasileira. Dessa forma torna-se necessária avaliar a disponibilidade e os efeitos tóxicos dos contaminantes presentes na região. Para tal, os sedimentos serão coletados em quatro pontos distintos da Baía de Guanabara, e serão submetidos a testes de toxicidade aguda e crônica com o anfípodo Tiburonella viscana e o copépodo Nitocra sp, respectivamente, e testes de bioacumulação com o molusco Anomalocardia brasiliana. Para identificação de potenciais causas para toxicidade (caso observada), será utilizada técnica da Avaliação e Identificação da Toxicidade (TIE). Os sedimentos serão também analisados quanto à sedimentologia (granulometria, teores de matéria orgânica e CaCO3) e níveis de sulfetos volatilizáveis em ácido e metais simultaneamente extraíveis (AVS/SEM). Essas diversas linhas de evidencia nos possibilitarão identificar a qualidade do sedimento, quais os grupos de contaminantes estão presentes, e se estes estão biodisponiveis e bioacumulando na biota. Tais dados são fundamentais para a compreensão dos processos de contaminação da região e auxiliarão na gestão ambiental e no manejo dessas áreas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE CAMPOS, BRUNO GALVAO; MOREIRA, LUCAS BURUAEM; EUFRASIO PAULY, GUACIRA DE FIGUEIREDO; FEITOSA CRUZ, ANA CAROLINA; MONTE, CHRISTIANE DO NASCIMENTO; DIAS DA SILVA, LILIAN IRENE; DE CASTRO RODRIGUES, ANA PAULA; MACHADO, WILSON; DE SOUZA ABESSA, DENIS MOLEDO. Integrating multiple lines of evidence of sediment quality in a tropical bay (Guanabara Bay, Brazil). Marine Pollution Bulletin, v. 146, p. 925-934, SEP 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.