Busca avançada
Ano de início
Entree

Diversidade funcional intraespefica e interespecífica em comunidades de girinos de áreas de baixadas em Mata Atlântica

Processo: 15/14859-9
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 10 de novembro de 2015
Vigência (Término): 09 de setembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Teórica
Pesquisador responsável:Denise de Cerqueira Rossa-Feres
Beneficiário:Mainara Xavier Jordani
Supervisor no Exterior: Nicolas Mouquet
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Local de pesquisa : Université Montpellier 2, França  
Vinculado à bolsa:13/26406-3 - Diversidade funcional e filogenética em comunidades de girinos, BP.DR
Assunto(s):Anura   Ecologia de comunidades

Resumo

A formação das comunidades com base nos atributos das espécies é gerada principalmente por dois processos não aleatórios de substituição de espécies: filtragem ambiental e diferenciação de nicho. As teorias relacionadas à formação das comunidades têm focado nas diferenças interespecíficas entre as espécies que co-occorem. Metacomunidades de girinos são excelentes sistemas para compreender a influência relativa da variação funcional intra e interespecíficas na formação das comunidades, devido seu papel ecossistêmico, plasticidade fenotípica e por terem sua distribuição espacial e performance influenciada pelas variáveis ambientais. Neste projeto, nós buscaremos compreender a influência da variação intra e interespecífica dos atributos no estabelecimento e persistência dos atributos e na composição de espécies das comunidades de girinos, em escala local e regional. Para isso, nós selecionamos oito atributos funcionais de 10 características morfológicas de 384 girinos de 22 espécies de anuros, amostrados em 37 poças ao longo de um gradiente de cobertura de dossel, localizadas em áreas de baixada de Mata Atlântica no Estado de São Paulo. Para determinar como a variabilidade nos atributos é estruturada entre e dentre as espécies nós iremos decompor a variabilidade dos atributos nesses diferentes níveis de variação, considerando cada atributo individualmente e o conjunto de atributos. Nossa hipótese é que a incorporação da variabilidade funcional intra e interespecífica permitirá detectar a influência da cobertura de dossel como um filtro ambiental na formação das metacomunidades de girinos.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JORDANI, MAINARA XAVIER; MOUQUET, NICOLAS; CASATTI, LILIAN; MENIN, MARCELO; ROSSA-FERES, DENISE DE CERQUEIRA; ALBERT, CECILE HELENE. Intraspecific and interspecific trait variability in tadpole meta-communities from the Brazilian Atlantic rainforest. ECOLOGY AND EVOLUTION, v. 9, n. 7, p. 4025-4037, APR 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.