Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinação e interpretação dos parâmetros intensivos do Maciço Alcalino de Itatiaia, Brasil

Processo: 15/19974-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 05 de novembro de 2015
Vigência (Término): 07 de janeiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Excelso Ruberti
Beneficiário:Pedro Augusto da Silva Rosa
Supervisor no Exterior: Michael Marks
Instituição-sede: Instituto de Geociências (IGC). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: Eberhard Karls Universität Tübingen, Alemanha  
Vinculado à bolsa:12/19184-1 - Geologia e Evolução Petrogenética do Maciço Alcalino de Itatiaia, MG-RJ, BP.DR
Assunto(s):Petrologia   Rochas alcalinas   Petrologia ígnea   Geotermobarometria   Equilíbrio de fases

Resumo

A geotermobarometria é uma importante ferramenta para estudar os parâmetros intensivos das rochas ígneas e ajudar a entender as condições de cristalização, evolução e colocação dos magmas. Condições físicas, como temperatura, pressão, fugacidade de oxigênio, atividades de sílica e NaCl podem ser determinadas com a identificação e análises químicas de paragêneses magmáticas apropriadas. As determinações desses parâmetros em rochas alcalinas são especialmente difíceis, devido à falta de paragêneses ideais (e.g. quartzo, magnetita e ilmenita podem ser ausentes) para a aplicação em cálculos com os geotermobarômetros comuns.O Dr. Michael Marks e seu grupo de pesquisa estão dentre os principais pesquisadores do mundo que se dedicam ao estudo dos parâmetros intensivos e equilíbrio de fases em rochas alcalinas, trabalhando em maciços alcalinos clássicos, como Ilímaussaq na Groelândia, Tamazeght no Marrocos e Mont Saint-Hilaire no Canadá, possuindo muitas publicações em vários periódicos importantes. Sendo assim, o estágio de pesquisa com o Dr. Michael Marks será uma grande contribuição para o desenvolvimento deste projeto de doutoramento. O estágio será focado em análises químicas de texturas específicas com o objetivo de determinar os parâmetros intensivos (temperatura, fugacidade de oxigênio e atividade de sílica) de diferentes tipos de rocha do Maciço Alcalino de Itatiaia. A interpretação dos dados obtidos e sua ralação com o magmatismo regional resultará na colaboração de artigos científicos que serão submetidos em periódicos especializados internacionais.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA ROSA, PEDRO AUGUSTO; RUBERT, EXCELSO. Nepheline syenites to syenites and granitic rocks of the Itatiaia Alkaline Massif, Southeastern Brazil: new geological insights into a migratory ring Complex. BRAZILIAN JOURNAL OF GEOLOGY, v. 48, n. 2, p. 347-372, APR-JUN 2018. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.