Busca avançada
Ano de início
Entree

A análise dos conhecimentos sobre a expressão das características humanas nos materiais didáticos de biologia brasileiros para o ensino médio

Processo: 15/09970-8
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 26 de setembro de 2015
Vigência (Término): 25 de novembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Fernanda Franzolin
Beneficiário:Fernanda Franzolin
Anfitrião: Graca Simoes de Carvalho
Instituição-sede: Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Local de pesquisa : Universidade do Minho (UMinho), Portugal  
Assunto(s):Genética   Determinismo genético   Características humanas   Material didático

Resumo

A presença ou ausência de novos conhecimentos da Genética nos materiais didáticos de Biologia está relacionada com o processo de transposição didática, o qual tem sido preocupação de vários autores, inclusive no que se refere à visão determinista propiciada (CASTÉRA et al., 2007; 2008; CLÉMENT; CASTÉRA, 2013; SILVA; FERREIRA; CARVALHO, 2009b). Concordando com tal preocupação, esse projeto de Estágio de Pesquisa no Exterior possui como objetivo: 1) analisar como alguns exemplos de expressão de características humanas citadas pelos materiais didáticos se aproximam e se distanciam do conhecimento de referência; 2) Desenvolver para essa análise conexões entre a metodologia desenvolvida em pesquisa anterior (FRANZOLIN, 2012) - que classifica os distanciamentos entre os conhecimentos dos materiais didáticos e o conhecimento de referência em diferentes tipos e implicações-, com o modelo KVP (K= Knowledge; V = valores; P = práticas sociais) introduzido por Clément à transposição didáctica (2006), e que serve de referência para o grupo de pesquisadores no qual se pretende estabecer diálogo durante este estágio de pesquisa (CARVALHO, 2009). Com essa pesquisa, espera-se aprimorar metodologias de análise de materiais didáticos já elaboradas e ampliar a compreensão de como a expressão das características humanas complexas estão sendo tratadas nos materiais brasileiros. (AU)