Busca avançada
Ano de início
Entree

HDUST incorpora o He: investigando as partes internas de discos circunstelares gasosos através da inclusão do He na transferência radiativa

Processo: 15/16592-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2015
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Astronomia - Astrofísica Estelar
Pesquisador responsável:Alex Cavaliéri Carciofi
Beneficiário:Alex Cavaliéri Carciofi
Anfitrião: Dietrich Baade
Instituição-sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : European Southern Observatory, Munich (ESO), Alemanha  
Assunto(s):Estrelas   Discos circunstelares   Estrelas massivas

Resumo

O HDUST é um código de transferência radiativa desenvolvido pelo prof. Carciofi (IAG/USP) em colaboração com o prof. Jon Bjorkman (University of Toledo, EUA). Este código corresponde ao cerne de nossa pesquisa na última década, e sua aplicação ao campo de estrelas Be nos permitiu dar importantes contribuições para a compreensão do objeto central e seu disco circunstelar. Recentemente foram implementados grandes avanços no código, que tornou-se capaz de tratar o He e outros elementos (além do H) no regime não-LTE e em configurações tridimensionais. Esta nova versão do HDUST oferece oportunidades científicas novas e muito empolgantes, que serão perseguidas nos próximos meses. Nossos principais objetivos são i) estudar como a inclusão do He afetará a estrutura térmica do disco, e ii) como as linhas do He I e II podem ser usadas para investigar as propriedades dos discos internos de estrelas Be. A visita de 2 meses ao Observatório Europeu Austral (ESO, Alemanha) permitirá uma interação próxima entre o proponente e o Dr. Dietrich Baade em uma fase crítica do projeto. Durante a visita os resultados teóricos do HDUST para as linhas do He I e II serão confrontadas com a rica base de dados observacionais do Dr. Baade, que abrange muitas décadas de observações espectroscópicas de estrelas Be. Deste trabalho são esperados ao menos três artigos científicos que são descritos em detalhes no texto. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BAADE, D.; RIVINIUS, TH.; PIGULSKI, A.; CARCIOFI, A. C.; MARTAYAN, CH.; MOFFAT, A. F. J.; WADE, G. A.; WEISS, W. W.; GRUNHUT, J.; HANDLER, G.; KUSCHNIG, R.; MEHNER, A.; PABLO, H.; POPOWICZ, A.; RUCINSKI, S.; WHITTAKER, G. Short-term variability and mass loss in Be stars I. BRITE satellite photometry of eta and mu Centauri. Astronomy & Astrophysics, v. 588, APR 2016. Citações Web of Science: 24.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.