Busca avançada
Ano de início
Entree

Violência, saúde e prevenção: contribuições da criminologia para o estudo dos homicídios no Brasil e para o delineamento de novas investigações com vistas à identificação de fatores de risco para violência interpessoal entre crianças e adolescentes

Processo: 15/16142-4
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 21 de novembro de 2015
Vigência (Término): 20 de maio de 2016
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Maria Fernanda Tourinho Peres
Beneficiário:Maria Fernanda Tourinho Peres
Anfitrião: Manuel Peter Eisner
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: University of Cambridge, Inglaterra  
Vinculado ao auxílio:13/07923-7 - Núcleo de Estudos da Violência - NEV/USP, AP.CEPID
Assunto(s):Violência   Homicídio

Resumo

No final da década de 1990 a taxa de mortalidade por homicídios (TMH) começou a apresentar uma tendência de queda em São Paulo mas ainda hoje não é possível saber ao certo os fatores determinantes dessa redução. Parte da dificuldade em compreender este movimento reside no fato de que os estudos se limitam a séries temporais curtas e não utilizam abordagens comparativas. Um olhar mais detido sobre a evolução dos homicídios no Brasil mostra que, diferente do corrido nos anos 80 e 90, os movimentos recentes são díspares entre Estados e Capitais. Torna-se fundamental, portanto, analisar a redução em São Paulo tendo como pano de fundo o cenário nacional mais amplo. Com este projeto pretendemos avançar nas análises sobre trajetórias dos homicídios no Brasil buscando identificar fatores socioeconômicos, demográficos e de segurança associados a distintas trajetórias, tendo como unidade de análise Municípios com mais de 100 mil habitantes. Para tanto será realizado um estudo ecológico de série temporal (1980 a 2012). Utilizaremos dados sobre mortalidade por homicídios e causas externas com intencionalidade indeterminada, indicadores socioeconômicos e demográficos e indicadores de segurança Pública. A investigação das trajetórias será feita com base no Global Based Trajectory Models. Ainda como parte da minha estadia no Violência Research Center participarei do desenvolvimento de um protocolo de investigação multicêntrico sobre determinantes do comportamento violento entre crianças e adolescentes com vistas à busca de financiamento.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TOURINHO PERES, MARIA FERNANDA; NIVETTE, AMY. Social disorganization and homicide mortality rate trajectories in Brazil between 1991 and 2010. SOCIAL SCIENCE & MEDICINE, v. 190, p. 92-100, . (15/16142-4)
TOURINHO PERES, MARIA FERNANDA; AZEREDO, CATARINA MACHADO; MACHADO DE REZENDE, LEANDRO FORNIAS; ZUCCHI, ELIANA MIURA; FRANCA-JUNIOR, IVAN; LUIZ, OLINDA DO CARMO; LEVY, RENATA BERTAZZI. Personal, relational and school factors associated with involvement in fights with weapons among school-age youth in Brazil: a multilevel ecological approach. International Journal of Public Health, v. 63, n. 8, SI, p. 957-965, . (15/16142-4)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.