Busca avançada
Ano de início
Entree

Parasitismo de Escovopsis frente ao fungo cultivado pelas formigas atíneas basais

Processo: 15/15299-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2015
Vigência (Término): 30 de setembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:André Rodrigues
Beneficiário:Bruna Cristina Custodio
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Simbiose   Fungos filamentosos   Interação   Insetos   Micologia

Resumo

As formigas da tribo Attini apresentam como principal característica o cultivo de fungos como alimento. Nessa associação, o fungo fornece os nutrientes necessários para a colônia e, em contrapartida, as formigas garantem a proteção e dispersão do mesmo. Fungos do gênero Escovopsis são parasitas específicos do parceiro fúngico cultivado pelas formigas. Estudos prévios mantiveram o foco em linhagens de Escovopsis que parasitam o fungo das formigas cortadeiras, as atíneas mais derivadas da tribo. No entanto, poucos estudos exploraram as interações de Escovopsis com o fungo cultivado pelas atíneas basais. Nosso grupo de pesquisa descreveu a primeira espécie de Escovopsis (E. kreiselii) provenientes de colônias dessas atíneas, contudo, a patogenicidade e virulência desse fungo permanece desconhecida. Com experimentos in vitro, pretendemos investigar a patogenicidade e especificidade do parasitismo de E. kreiselii e de outros isolados de Escovopsis frente aos fungos de atíneas basais. A realização do presente estudo reunirá informações inéditas sobre a biologia desses importantes fungos, de modo a preencher a lacuna no conhecimento sobre a interação de Escovopsis com as formigas atíneas basais e seus fungos.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CUSTODIO, BRUNA CRISTINA; RODRIGUES, ANDRE. Escovopsis kreiselii specialization to its native hosts in the fungiculture of the lower attine ant Mycetophylax morschi. ANTONIE VAN LEEUWENHOEK INTERNATIONAL JOURNAL OF GENERAL AND MOLECULAR MICROBIOLOGY, v. 112, n. 2, p. 305-317, FEB 2019. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.