Busca avançada
Ano de início
Entree

EAP crítico para brasileiros pós-graduandos em Ciêcia da Computação: contribuindo para o letramento acadêmico dos alunos em dois gêneros

Processo: 15/11088-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2015
Vigência (Término): 30 de outubro de 2018
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Solange Aranha
Beneficiário:Bruna Gabriela Augusto Marçal Vieira
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):16/06589-4 - A abordagem da nova retórica para os estudos de gêneros: desenvolvendo cursos críticos de inglês para fins acadêmicos, BE.EP.DR
Assunto(s):Ensino de língua estrangeira

Resumo

Cursos críticos de inglês para propósitos acadêmicos (CEAP) (BENESCH, 2001) buscam contribuir para a formação de pesquisadores críticos quanto ao seu papel na comunidade discursiva (SWALES, 1998) de que participam. Partindo dos resultados de uma pesquisa de mestrado, que levantou as necessidades relacionadas ao uso de inglês em ambiente acadêmico de um grupo composto por pós-graduandos em Ciência da Computação de nove universidades públicas brasileiras, a presente pesquisa tem por objetivo desenhar e aplicar um curso de CEAP para o referido grupo, com vistas a contribuir para o desenvolvimento do letramento acadêmico dos alunos, conscientizando-os acerca de questões sociais, linguísticas e textuais que lhes faltam para atuarem criticamente na academia. Para tanto, uma análise de necessidades crítica será realizada com outros membros da comunidade discursiva a que este grupo pertence, de modo a entender este contexto de cultura, o qual implica os gêneros utilizados e suas especificidades; posteriormente, as características textuais desses gêneros serão levantadas, com base em modelos retóricos já existentes na literatura (SWALES, 1990; GIL, 2011), e interpretadas à luz do contexto em que circulam; e, finalmente, o curso será desenhado com tarefas baseadas em conscientização, análise e produção desses gêneros. Uma vez pronto, este curso será aplicado na modalidade online; e, ao final, seu potencial em contribuir para o letramento acadêmico dos alunos será avaliado, a partir da análise do desempenho dos alunos nas tarefas do curso.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VIEIRA, Bruna Gabriela Augusto Marçal. Do crítico ao complexo : uma pedagogia em inglês para fins específicos para a promoção do letramento acadêmico de pós-graduandos brasileiros a distância. 2019. 245 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.