Bolsa 15/05590-6 - Apocynaceae, Anatomia vegetal - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Ultraestrutura e citoquímica de coléteres em apocynaceae

Processo: 15/05590-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2015
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2017
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Morfologia Vegetal
Pesquisador responsável:Diego Demarco
Beneficiário:Josiana Cristina Ribeiro
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Apocynaceae   Anatomia vegetal   Anatomia   Microscopia eletrônica de transmissão
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:anatomia | Apocynaceae | Coléteres | folhas | Microscopia eletrônica de transmissão | Anatomia Vegetal

Resumo

Os coléteres de Apocynaceae são emergências persistentes ou decíduas, cuja secreção envolve e protege as gemas e órgãos em desenvolvimento. Trabalhos histoquímicos têm demonstrado que os coléteres encontrados no ápice dos ramos secretam principalmente mucilagem; contudo, alguns podem produzir uma secreção heterogênea nesse grupo. Embora essa variação seja encontrada em diferentes subfamílias de Apocynaceae, até o momento, apenas um trabalho demonstrou o processo secretor envolvido na produção deste exudato complexo em uma espécie da família. O presente projeto tem como objetivo analisar e descrever ultraestruturalmente os coléteres de quatro espécies pertencentes às diferentes subfamílias de Apocynaceae ocorrentes no Brasil, verificando as semelhanças e diferenças quanto à produção dos diferentes compostos que constituem a sua secreção. A identificação e amostragem do material testemunho serão realizadas em áreas de ocorrência no estado de São Paulo. Para esta análise, o ápice caulinar e o segundo nó visível a olho nu serão isolados, fixados e processados segundo as técnicas usuais de microscopia eletrônica de transmissão. Para auxiliar na análise da atividade secretora, testes citoquímicos também serão realizados. Adicionalmente, microscopia eletrônica de varredura será efetuada para o estudo micromorfológico dos coléteres. Os dados considerados relevantes para o estudo serão registrados através de eletromicrografias e comparados com os disponíveis em literatura.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RIBEIRO, Josiana Cristina. Ultraestrutura e citoquímica de coléteres de Apocynaceae. 2017. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências (IBIOC/SB) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.