Busca avançada
Ano de início
Entree

Papel da enzima Nucleosídeo Difosfato Quinase de Porphyromonas Gingivalis na modulação epigenética do receptor purinérgico P2X7

Processo: 15/20954-4
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2016
Vigência (Término): 30 de abril de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Periodontia
Pesquisador responsável:Carlos Ferreira dos Santos
Beneficiário:Ana Carolina Morandini Ramos
Supervisor no Exterior: Ozlem Yilmaz
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Local de pesquisa : Medical University of South Carolina (MUSC), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:13/16113-9 - Papel da sinalização pelo receptor purinérgico P2X7 e das deacetilases de histona na resposta imune inata de fibroblastos humanos periodontais: implicações na patogênese da periodontite, BP.PD
Assunto(s):Porphyromonas gingivalis   Periodontite

Resumo

Porphyromonas gingivalis é um dos patógenos mais comumente associados à periodontite crônica, sendo conhecido como patógeno-chave dessa doença inflamatória. Um dos fatores de virulência de P. gingivalis é um homólogo da enzima nucleosídeo difosfato quinase (NDK), a qual é secretada por P. gingivalis. NDK é capaz de clivar ATP extracelular (eATP), suprimindo a apoptose induzida por ATP de maneira dependente do receptor purinérgico P2X7 e espécies reativas de oxigênio, contribuindo assim para a persistência da bactéria em células epiteliais gengivais. Dentre os mecanismos que regulam a interação microbiota-hospedeiro tem sido muito discutido atualmente as modulações epigenéticas, como por exemplo a deacetilação de histonas promovida por enzimas HDAC. Interessantemente, dados obtidos durante o desenvolvimento do nosso projeto atual mostram que a expressão e funcionalidade de receptores P2X7 de fibroblastos gengivais foi diminuída em células infectadas por P. gingivalis que foram silenciadas para HDAC1, sugerindo que HDAC1 está envolvida, pelo menos em parte com a função do receptor P2X7 nessas células. As células epiteliais gengivais foram recentemente reconhecidas como células hospedeiras chave na regulação epigenética de saúde e doença periodontal, e elas representam um tipo celular fisiologicamente relevante para estudar o efeito epigenético de bactérias orais em tecidos orais. A fim de investigar se a modulação epigenética via HDAC1 pode ser dependente de Pg-NDK, neste projeto BEPE nos propomos a avaliar o papel de Pg-NDK na expressão e funcionalidade do receptor P2X7 em células epiteliais gengivais silenciadas ou não para HDAC1.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GABRIELE, LILIAN GOBBO; MORANDINI, ANA CAROLINA; DIONISIO, THIAGO JOSE; SANTOS, CARLOS FERREIRA. Angiotensin II Type 1 Receptor Knockdown Impairs Interleukin-1 beta-Induced Cytokines in Human Periodontal Fibroblasts. Journal of Periodontology, v. 88, n. 1, p. E1-E11, JAN 2017. Citações Web of Science: 1.
MORANDINI, ANA CAROLINA; SANTOS, CARLOS F.; YILMAZ, OEZLEM. Role of epigenetics in modulation of immune response at the junction of host-pathogen interaction and danger molecule signaling. PATHOGENS AND DISEASE, v. 74, n. 7 OCT 2016. Citações Web of Science: 8.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.