Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação da dinâmica roto-translacional: reduções e intermediárias

Processo: 15/18881-9
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2015
Vigência (Término): 30 de novembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Astronomia - Astronomia de Posição e Mecânica Celeste
Pesquisador responsável:Rodolpho Vilhena de Moraes
Beneficiário:Josué Cardoso dos Santos
Supervisor no Exterior: Daniel Jay Scheeres
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEG). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Guaratinguetá. Guaratinguetá , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Colorado Boulder, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:13/26652-4 - Análise de órbitas para missões científicas em torno de corpos celestes naturais, BP.DR
Assunto(s):Astrodinâmica

Resumo

O objetivo deste projeto é desenvolver um estudo sobre a dinâmica roto-translacional de um corpo rígido assimétrico, considerando este corpo sob a influência de um campo gravitacional central. Uma teoria Hamiltoniana será estudada como uma forma perturbada do movimento de kepleriano e rotação livre de torque. Uma cadeia de transformações canónicas serão consideradas: a eliminação dos nodos e a eliminação da paralaxe serão utilizadas para reduzir o grau de liberdade do problema e simplificar a Hamiltoniana resultante, a qual será moldada como uma parte intermediária radial mais uma parte remanescente. Algumas características da intermediária integrável serão analisadas e o sistema normalizado na forma fechada será procurado a fim de completar a solução.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOS SANTOS, JOSUE CARDOSO; FERRER, SEBASTIAN; SCHEERES, DANIEL J. Study of the roto-orbital motion using intermediaries: numerical experiments. CELESTIAL MECHANICS & DYNAMICAL ASTRONOMY, v. 131, n. 6 JUN 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.