Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo do tratamento de águas residuais para produção de bioenergia usando microalgas

Processo: 15/19935-5
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 13 de março de 2016
Vigência (Término): 12 de março de 2017
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Tratamentos de Águas de Abastecimento e Residuárias
Pesquisador responsável:Rubens Maciel Filho
Beneficiário:Luisa Fernanda Rios Pinto
Supervisor no Exterior: Navid Moheimani
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Química (FEQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa : Murdoch University, Austrália  
Vinculado à bolsa:14/10064-9 - Produção de biodiesel a partir de microalgas via transesterificação in situ em condições supercritas, BP.PD
Assunto(s):Bioenergia   Biorremediação   Biocombustíveis   Microalgas   Intercâmbio de pesquisadores

Resumo

Atualmente, o estudo de processos de produção amigáveis com o meio ambiente está sendo cada vez mais pesquisado com a finalidade da proteção ambiental e cuidar da saúde humana. Dentre eles, a biorremediação e a produção de biocombustíveis. A biorremediação é um processo atrativo para tratamento de águas industriais contaminadas, onde podem ser usados microrganismos para remover ou reduzir os poluentes, este processo pode ser usado no solo ou na água contaminados por resíduos industriais ou urbanos. Este projeto de pesquisa pretende estudar o processo de biorremediação de águas contaminadas usando microalgas, e ao mesmo tempo, gerar biomassa para produção de biodiesel. Atualmente a produção de biodiesel a partir de microalgas não é economicamente viável, pois o processo de produção requere de várias etapas consecutivas que tornam o processo caro, mas acreditasse que quando realizados processos juntamente, isto, pode diminuir o valor do processo como um todo e tornar o processo de produção atrativo economicamente. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RIOS, L. F.; MARTINEZ, A.; KLEIN, B. C.; WOLF MACIEL, M. R.; MACIEL FILHO, R. Comparison of Growth and Lipid Accumulation at Three Different Growth Regimes with Desmodesmus sp.. WASTE AND BIOMASS VALORIZATION, v. 9, n. 3, p. 421-427, MAR 2018. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.