Busca avançada
Ano de início
Entree

Arquitetura de referência para sistemas de healthcare supportive home

Processo: 15/19192-2
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 30 de novembro de 2015
Vigência (Término): 29 de novembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Elisa Yumi Nakagawa
Beneficiário:Lina María Garcés Rodríguez
Supervisor no Exterior: Flavio Oquendo
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa : Université de Bretagne-Sud, Vannes (UBS), França  
Vinculado à bolsa:13/20317-9 - Arquitetura de referência para sistemas de healthcare supportive home, BP.DR
Assunto(s):Apoio ao planejamento em saúde   Assistência à saúde   Arquitetura de software   Informática médica   Envelhecimento da população

Resumo

O envelhecimento da população vem ocorrendo em muitos países em todo o mundo e mais recentemente em países emergentes como o Brasil. Nesse contexto, Ambient Assited Living (AAL) tem se tornado um foco de atenção, incluindo métodos, produtos, serviços, e sistemas de software para AAL que dão suporte à vida cotidiana das pessoas idosas, promovendo, principalmente, sua independência e dignidade. No domínio de AAL, uma gama de plataformas e algumas arquiteturas de referência têm sido desenvolvidas nos últimos anos a fim de apoiar o desenvolvimento de tais sistemas. Contudo, essas plataformas e arquiteturas não têm sido amplamente aplicadas no suporte de pessoas idosas em casa, porque as soluções atuais não estão centradas no usuário. Além disso, as arquiteturas de referência existentes pretendem abordar tudo o escopo do domínio de AAL, conduzindo a gastar muito tempo no momento de ser instanciadas para o desenvolvimento de sistemas concretos de AAL, e.g., sistemas de eHealth sendo executados em casas inteligentes. Em breve, os sistemas de eHealth envolvem aplicações de informática médica (e.g., divulgação de informações relacionadas à saúde, armazenamento e intercâmbio de dados clínicos, comunicação interprofissional, suporte baseado em computador, interação médico-paciente, educação, gerenciamento de serviços de saúde, ou comunidades de saúde e telemedicina) para facilitar a gestão e prestação de servicios de cuidados de saúde. Nessa perspectiva, o principal objetivo deste projeto de pesquisa de doutorado é propor uma arquitetura de referência para sistemas de "Healthcare Supportive Home (HSH)", um tipo de sistema de AAL, centrados no usuário i.e, sistemas que combinam ferramentas e serviços de prevenção, para alarmar o estado de saúde do idoso e para executar ações preventivas, com base nas tendências percebidas e padrões de comportamento. É pretendido com este projeto facilitar o desenvolvimento, padronização e qualidade dos sistemas de software de HSH, e contribuir na promoção do reúso de experiências para o projeto desses sistemas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GARCES, LINA; AMPATZOGLOU, APOSTOLOS; AVGERIOU, PARIS; NAKAGAW, ELISA YUMI. Quality attributes and quality models for ambient assisted living software systems: A systematic mapping. INFORMATION AND SOFTWARE TECHNOLOGY, v. 82, p. 121-138, FEB 2017. Citações Web of Science: 17.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.