Busca avançada
Ano de início
Entree

ELETRODEPOSIÇÃO DE LIGAS TERNÁRIAS DE Fe-Mo-P e Fe-W-P. CARACTERIZAÇÃO DOS ELETRODEPÓSITOS

Processo: 15/21788-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2015
Vigência (Término): 31 de julho de 2016
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Ivani Aparecida Carlos
Beneficiário:Elton Patrick Barbano
Supervisor no Exterior: Elisa Valles Gimenez
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa: Universitat de Barcelona (UB), Espanha  
Vinculado à bolsa:13/05821-2 - Estudo da eletrodeposição de ligas ternárias de Fe-Mo-P e Fe-W-P. Caracterização de filmes., BP.DR
Assunto(s):Eletroanalítica   Eletrodeposição

Resumo

Nosso grupo de pesquisa tem-se especializado no desenvolvimento e estudo de banhos não cianetados e na ausência de ânions citrato, pois banhos cianetados para a eletrodeposição de ligas apresentam elevada toxidez e os à base de citrato podem se decompor durante o processo de deposição. Dentre os sistemas de interesse do nosso grupo está a eletrodeposição de ligas de Fe-Mo e Fe-W contendo P, pois, é reportado na literatura que eletrodepósitos de ligas do grupo do ferro, contendo fósforo, podem apresentar uma série de propriedades, por exemplo, resistência à corrosão. Os banhos empregados na eletrodeposição Fe-Mo, Fe-W e Fe-P são, de modo geral, à base de citrato os quais são muito sensíveis a variações de pH do banho e, como mencionado acima, podem se reduzir no catodo formando substâncias orgânicas tornando-os eletrólitos de difícil manutenção. Deste modo, no presente projeto, pretende-se obter eletrodepósitos, em escala pré-industrial, de Fe-Mo-P e Fe-W-P, sobre cobre, na presença de NTA (ácido nitrilotriacético), alternativos aos banhos à base de citrato utilizados na deposição das ligas Fe-Mo, Fe-W e Fe-P. A caracterização dos eletrodepósitos de Fe-Mo-P e Fe-W-P obtidos será realizada por Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV); Espectroscopia de Dispersão de raios X (EDX), Espectroscopia de Difração de raios X (DRX), Fluorescência de raios X, ensaios de corrosão e caracterização magnética dos eletrodepósitos.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARBANO, E. P.; CARLOS, I. A.; VALLES, E. Electrochemical synthesis of Fe-W and Fe-W-P magnetic amorphous films and Fe-W nanowires. SURFACE & COATINGS TECHNOLOGY, v. 324, p. 80-84, SEP 15 2017. Citações Web of Science: 6.
BARBANO, E. P.; DA SILVA, F. S.; CARLOS, I. A.; VALLES, E. New electrolytic bath for electrodeposition of protective binary FeMo and ternary FeMoP films. Journal of Alloys and Compounds, v. 695, p. 319-328, FEB 25 2017. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.