Busca avançada
Ano de início
Entree

Aprimorando a simulação da cultura da cana-de-açúcar baseado em um modelo agro-hidrológico combinado

Processo: 15/16214-5
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 12 de janeiro de 2016
Vigência (Término): 12 de outubro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Agrometeorologia
Pesquisador responsável:Fabio Ricardo Marin
Beneficiário:Murilo dos Santos Vianna
Supervisor no Exterior: Klaas Metselaar
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Local de pesquisa : Wageningen University, Holanda  
Vinculado à bolsa:14/05887-6 - Desenvolvimento, aprimoramento, calibração e avaliação de um modelo baseado em processos para a cana-de-açúcar brasileira, BP.DR
Assunto(s):Cana-de-açúcar   Modelagem

Resumo

A cana-de-açúcar é uma cultura de grande importância social, econômica e ambiental para o Brasil. Para atender a crescente demanda por açúcar e etanol, áreas de cana expandiram-se fortemente ao longo da última década atingindo regiões com solo e condições climáticas adversas. Neste cenário, a análise da produção da cultura da cana-de-açúcar torna-se possível com o uso de modelos dinâmicos baseados processo nessas regiões dando apoio à tomada decisão e planejamento. Este projeto tem como objetivo acoplar um modelo de cultura baseado em processos da cana com um modelo agro-hidrológico (SWAP), e aprimorar a simulação de processos envolvidos no dossel da cultura por meio de uma abordagem de arquitetura da planta. Um conjunto de dados experimentais de crescimento e desenvolvimento da cultura vão apoiar a calibração e avaliação de desempenho do modelo. Espera-se que estas abordagens possam aprimorar a simulação dos componentes hídricos do solo para cultura da cana-de-açúcar, tornando as simulações de rendimento da cultura mais detalhadas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VIANNA, MURILO DOS SANTOS; PINTO NASSIF, DANIEL SILVEIRA; CARVALHO, KASSIO DOS SANTOS; MARIN, FABIO RICARDO. Modelling the trash blanket effect on sugarcane growth and water use. COMPUTERS AND ELECTRONICS IN AGRICULTURE, v. 172, MAY 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.