Busca avançada
Ano de início
Entree

Treinamento científico em Proteômica: Aplicação de abordagens proteomicas para avaliar o impacto da criopreservação sobre o nível de expressão proteica em células-tronco mesenquimais de equinos.

Processo: 15/17619-9
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 11 de janeiro de 2016
Vigência (Término): 05 de outubro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Fernanda da Cruz Landim
Beneficiário:Leandro Maia
Supervisor no Exterior: Eliandre de Oliveira
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Local de pesquisa: Universitat de Barcelona (UB), Espanha  
Vinculado à bolsa:12/23888-4 - Estudo comparativo do efeito da criopreservação sobre as propriedades biológicas das células-tronco mesenquimais provenientes da matriz do cordão umbilical e medula óssea de equinos, BP.PD
Assunto(s):Células-tronco   Equinos   Proteínas   Proteômica   Criopreservação

Resumo

A vida é dependente de proteínas; cada passo da geração celular, desde replicação do material genético até a senescência e morte, depende da correta função de diversas proteínas, o que demonstra e justifica a importância do estudo destas biomoléculas. A proteômica pode ser definida como a análise qualitativa e quantitativa direta do conjunto de proteínas presentes em um organismo, tecido ou célula sob um dado conjunto de condições fisiológicas e ambientais. Recentes avanços nos espectômetros de massas e cromatografia liquida tem proporcionando inúmeras abordagens nos estudos de proteômica, incluindo as relacionadas a pesquisas básicas e clínicas envolvendo as células-tronco. Nesse contexto, a Dr. Eliandre Oliveira Cacheado acumula grande experiência em análise proteômica, sendo a líder da "Proteomics Platform of the Barcelona Science Park (Parc Científic de Barcelona, PCB), renomado centro in Barcelona, Espanha desde 2002. Adicionalmente, a pesquisadora também é responsável e colaboradora de projetos da Comissão Européia (ShockOmics e Heals), além de possuir publicações em periódicos renomados na área de proteômica, tais como "Proteomics and Journal of Proteome Research que apresentam elevado fator de impacto (JCR). A supervisão da pesquisadora no estágio será de grande aprendizado e aprimoramento para o pós doutorado, pois além do desenvolvimento do projeto proposto, ele poderá acompanhar e participar de projetos da Comissão Européia (ShockOmics e Heals) conduzidos por um grupo com grande experiência em análise proteômica. O estágio possibilitará treinamento científico em: (1) preparação de amostras; (2) identificação de proteínas por meio de digestão enzimática, análise com alta resolução de espectometria de massa(LC-MS/MS) e busca no banco de dados usando diferentes fonte de pesquisa; (3) identificação relativa e quantitativa do nível de proteína por LC-MS/MS e (4) ferramentas de bioinformática. A experiência acumulada com o treinamento científico irá melhorar a qualidade e internacionalização do nosso projeto e de pesquisas futuras. Além disso, a supervisão da Dr Eliandre, a colaboração da sua equipe e a excelente infraestrutura da PCB contribuirão diretamente para o aprimoramento técnico da análise proteômica das células-tronco mesenquimais do cordão umbilical (CTMs-CU) e medula óssea (CTMs-MO) de equinos a fresco e criopreservadas proposto no projeto de pós doutorado intitulado "Estudo comparativo do efeito da criopreservação sobre as propriedades biológicas das células-tronco mesenquimais provenientes da matriz do cordão umbilical e medula óssea de equinos ". Para isso, amostras de lisados celulares (extratos proteicos) obtidos de CTMs-MO e CTMs-CU equino a fresco e criopreservadas com diferentes meios de congelação serão submetidas a redução, alquilação, digestão triptica e, posterior análise LC-MS/MS e análise de dados para identificação e quantificação proteica.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MAIA, LEANDRO; DE MORAES, CAROLINA NOGUEIRA; DIAS, MARIANNE CAMARGOS; BAUZA MARTINEZ, JULIA; ODENA CABALLOL, ANTONIA; TESTONI, GIORGIA; DE QUEIROZ, CARLA MARTINS; DIAZ PENA, RAMON; LANDIM-ALVARENGA, FERNANDA C.; DE OLIVEIRA, ELIANDRE. A proteomic study of mesenchymal stem cells from equine umbilical cord. Theriogenology, v. 100, p. 8-15, SEP 15 2017. Citações Web of Science: 2.
MAIA, LEANDRO; DIAS, MARIANNE CAMARGOS; DE MORAES, CAROLINA NOGUEIRA; FREITAS-DELL'AQUA, CAMILA DE PAULA; SILVEIRA DA MOTA, LIGIA S. L.; SANTILONI, VALQUIRIA; LANDIM-ALVARENGA, FERNANDA DA CRUZ. Conditioned medium: a new alternative for cryopreservation of equine umbilical cord mesenchymal stem cells. Cell Biology International, v. 41, n. 3, p. 239-248, MAR 2017. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.