Busca avançada
Ano de início
Entree

Arruaças na cidade de São Paulo: territorialidades e movimentações no cotidiano de africanos e afro-descendentes (1880-1900)

Processo: 15/15320-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2015
Vigência (Término): 30 de abril de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Maria Cristina Cortez Wissenbach
Beneficiário:Yaracê Morena Boregas e Rêgo
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):História social   Pós-abolição   Abolição da escravidão (1888)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Abolicao | Cidadania de afrodescendentes | História da cidade de São Paulo | Pós-Abolição | Territorialidades negras | História Social

Resumo

O presente projeto de pesquisa tem como objetivo geral a investigação das arruaças (distúrbios públicos) envolvendo afrodescendentes na cidade de São Paulo no período compreendido entre o pré e o pós-abolição (1880-1900), compreendidas enquanto formas de resistência dessa população na busca pelo direito de construir sua cidadania de maneira autônoma e a partir de padrões culturais próprios e específicos. Através do mapeamento e análise das tensões sociais no contexto abolicionista e seus anos conseguintes, buscaremos identificar padrões de sociabilidade, bem como concepções e construções de estratégias de manutenção de modos de vida produzidas por mulheres e homens negros. Deste modo, situaremos nosso objeto em relação às premissas da agência histórica e, mais especificamente, aos debates historiográficos sobre continuidades nas experiências de liberdade entre escravizados e ex-escravizados como orientadoras na construção de uma cidadania possível. Nos referenciamos também nas teorias acerca das implicações de culturas e tradições africanas, notadamente as de origem bantu, na formação cultural afro-americana em geral, e do sudeste brasileiro em particular. Para tanto nos utilizaremos sobretudo da documentação policial (criminal somente para os casos que por aí avançarem) e de fiscalização urbana. De forma auxiliar, na intenção de mapear padrões de ocupação do espaço, recorreremos a registros de propriedade e mapas antigos da cidade.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RÊGO, Yaracê Morena Boregas e. Movimentos e tensões: experiências de liberdade de afrodescendentes em São Paulo (1880-1900). 2018. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.