Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise funcional da proteína não estrutural do segmento m (NSm) do Orthobunyavirus Oropouche

Processo: 15/05354-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2015
Vigência (Término): 31 de outubro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Eurico de Arruda Neto
Beneficiário:Marjorie Cornejo Pontelli
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/02438-6 - Estudos com Bunyaviridae causadores de doença, AP.TEM
Assunto(s):Etiologia   In vivo   Febre Oropouche   Virologia   Orthobunyavirus

Resumo

O vírus Oropouche (OROV) pertence à família Bunyaviridae, gênero Orthobunyavirus, sorogrupo Simbu, e é a segunda causa mais frequente de arboviroses no Brasil, somente suplantada por dengue. OROV é transmitido pela picada do vetor Culicoides paraensis e em seres humanos causa geralmente doença febril aguda, com significante impacto em saúde pública, especialmente na Amazônia. OROV tem genoma composto por três segmentos de RNA (L, M e S), que codificam proteínas estruturais, a polimerase, e duas proteínas não estruturais - NSm e NSs. A proteína NSs é fator de virulência reconhecido em alguns vírus do gênero Orthobunyavirus, mas quase nada se sabe sobre funções da proteína NSm. Evidências obtidas com outros vírus da família mostram que NSm tem papel em processos de montagem e morfogênese de partículas virais, e também atua de forma sinérgica à proteína NSs no controle da resposta de interferon. Todavia, não existem conhecimentos sobre funções da NSm de OROV. O presente projeto visa a investigar papéis da NSm de OROV na relação vírus-célula em níveis de célula e de organismo, utilizando modelos in vitro e in vivo. Pretendemos determinar a localização celular de NSm durante a replicação de OROV; caracterizar in vitro e in vivo os efeitos de um OROV knockout de NSm (rOROV”NSm); analisar o efeito da expressão heteróloga de NSm, bem como da coexpressão heteróloga de NSm e NSs em células de mamífero e artrópode; construir OROV e rOROV”NSm com proteína fluorescente para estudar disseminação e patogênese em animal experimental por microscopia intravital. Este projeto de doutorado faz parte do projeto temático 2014/02438-6, sob coordenação do Prof. Dr. Luiz Tadeu Moraes Figueiredo.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SABINO-SANTOS, JR., GILBERTO; MOTTA MAIA, FELIPE GONCALVES; MARTINS, RONALDO BRAGANCA; GAGLIARDI, TALITA BIANCA; DE SOUZA, WILLIAM MARCIEL; MUYLAERT, RENATA LARA; DE SOUZA LUNA, LUCIANO KLEBER; MELO, DANILO MACHADO; CARDOSO, RICARDO DE SOUZA; BARBOSA, NATALIA DA SILVA; PONTELLI, MARJORIE CORNEJO; MAMANI-ZAPANA, PRISCILA ROSSE; VIEIRA, THALLYTA MARIA; MELO, NORMA MARIA; JONSSON, COLLEEN B.; GOODIN, DOUGLAS; SALAZAR-BRAVO, JORGE; PINTO DASILVA, LUIS LAMBERTI; ARRUDA, EURICO; MORAES FIGUEIREDO, LUIZ TADEU. Natural infection of Neotropical bats with hantavirus in Brazil. SCIENTIFIC REPORTS, v. 8, JUN 13 2018. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.