Busca avançada
Ano de início
Entree

O efeito da depleção global dos microRNAs no músculo esquelético por Dicer knockout

Processo: 15/19193-9
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 04 de abril de 2016
Vigência (Término): 03 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Histologia
Pesquisador responsável:Maeli Dal Pai
Beneficiário:Ivan José Vechetti Júnior
Supervisor no Exterior: John Joseph Mccarthy
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Kentucky (UK), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:14/24327-1 - Utilização de camundongos Dicer KO músculo-específico para avaliação do efeito da depleção global de microRNAs durante a hipertrofia, atrofia e envelhecimento, BP.PD
Assunto(s):MicroRNAs   Envelhecimento

Resumo

Há um reconhecimento crescente de que os RNAs não codificantes (ncRNA) desempenham um papel importante na regulação da expressão gênica. Uma classe de pequenos (19-22 nt) ncRNAs, conhecidos como microRNAs (miRNAs), têm recebido grande atenção ultimamente por causa de sua capacidade de reprimir a expressão gênica através da interação com a região 3 UTR não traduzida. Os miRNAs estão envolvidos em uma variedade de processos biológicos, descritos até o momento. Estas moléculas são processadas pela Dicer, uma enzima responsável pela maturação dos microRNAs. Vários estudos têm tentado investigar o papel dos miRNAs em processos fisiológicos através de estudos funcionais (knockout) in vivo e in vitro. No entanto, estas moléculas agem em conjunto em várias vias de sinalização, o que torna complexa a compreensão de como o miRNA atua nos processos de adaptação do músculo. Assim, para entender melhor o papel dos miRNAs no controle da massa muscular, o objetivo deste projeto é investigar o efeito da depleção global dos microRNAs durante os processos de hipertrofia, atrofia e envelhecimento, utilizando um Knockout músculo específico da enzima Dicer. Os animais Sham (n = 10, aplicação do veículo) e knockout (aplicação de tamoxifeno) serão divididos nos seguintes grupos experimentais: animais submetidos ao processo de hipertrofia (remoção dos músculos sinergistas, n = 10), animais submetidos a atrofia muscular (suspensão dos membros posteriores, n = 10) e idosos (24-26 meses, n = 10). No fim do experimento, os animais serão sacrificados e os músculos sóleo e plantar removidos e subsequentemente submetidos a imunocoloração e análise molecular. Os dados serão submetidos à análise estatística apropriada.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VECHETTI, JR., IVAN J.; WEN, YUAN; CHAILLOU, THOMAS; MURACH, KEVIN A.; ALIMOV, ALEXANDER P.; FIGUEIREDO, VANDRE C.; DAL-PAI-SILVA, MAELI; MCCARTHY, JOHN J. Life-long reduction in myomiR expression does not adversely affect skeletal muscle morphology. SCIENTIFIC REPORTS, v. 9, APR 2 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.