Busca avançada
Ano de início
Entree

Extrato de Astronium urundeuva como agente antifúngico: explorando o mecanismo de ação contra Candida SP

Processo: 15/19011-8
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2016
Vigência (Término): 31 de outubro de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia
Pesquisador responsável:Taís Maria Bauab
Beneficiário:Bruna Vidal Bonifácio
Supervisor no Exterior: Jose Luis Lopez-Ribot
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Texas at San Antonio (UTSA), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:13/25121-5 - Prospecção químico-biológica de extratos hidroetanólicos das folhas de Astronium urundeuva na investigação do potencial antifúngico, BP.DR
Assunto(s):Microbiologia   Biofilmes

Resumo

Este projeto está associado à bolsa de doutorado da FAPESP número do processo 2013/25121-5, intitulado "Prospecção químico-biológica de extratos hidroetanólicos das folhas de Astronium urundeuva na investigação do potencial antifúngico". Este trabalho será realizado sob supervisão do Prof. Dr. José Luis Lopez-Ribot (The University of Texas em San Antonio, EUA), pesquisador conhecido por seus estudos envolvendo o fungo patogênico oportunista Candida albicans. A frequência da candidíase tem aumentado dramaticamente nas últimas décadas como resultado de uma população expansiva de pacientes imunocomprometidos e recentemente tem se tornado a quarta mais comum infecção nosocomial. A seriedade deste problema é agravada pelo fato de que, mesmo com o tratamento feito com os agentes antifúngicos disponíveis, as taxas de mortalidade variam entre 30-40% para estes pacientes infectados. Então, estudos no laboratório do Prof. Dr. José L. Lopez-Ribot tentam integrar esses dois facetes a fim de melhor entender e oferecer uma perspectiva mais global da patogenia da C. albicans e resultados já têm mostrado novos paradigmas na relação fungo-hospedeiro. O tempo requerido na proposta para desenvolver as atividades de pesquisa é de seis meses. Este projeto objetiva explorar ainda mais o mecanismo de ação relacionado a atividade antifúngica das folhas de A. urundeuva, uma vez que foi confirmado que esta planta apresenta tal propriedade. Nós também gostaríamos de saber se existem diferenças no mecanismo de ação quando este extrato vegetal está ou não incorporado em sistemas nanoestruturados. As técnicas de análise proteômica e sequenciamento de RNA serão utilizadas como estratégias para elucidar o mecanismo de ação envolvido na atividade antifúngica do nosso candidato. Além disso, iremos testar contra biofilmes fúngicos, verificar a eficácia contra isolados clínicos resistentes de C. albicans e em combinação com os agentes antifúngicos mais convencionalmente utilizados. Em conclusão, este trabalho irá conceder ganho de conhecimento a fim de explorar novas abordagens de extratos de plantas com propriedades antifúngicas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BONIFACIO, BRUNA VIDAL; MACHADO VILA, TAISSA VIEIRA; MASIERO, ISADORA FANTACINI; DA SILVA, PATRICIA BENTO; DA SILVA, ISABEL CRISTIANE; LOPES, ERICA DE OLIVEIRA; DOS SANTOS RAMOS, MATHEUS APARECIDO; DE SOUZA, LEONARDO PEREZ; VILEGAS, WAGNER; PAVAN, FERNANDO ROGERIO; CHORILLI, MARLUS; LOPEZ-RIBOT, JOSE LUIS; BAUAB, TAIS MARIA. Antifungal Activity of a Hydroethanolic Extract From Astronium urundeuva Leaves Against Candida albicans and Candida glabrata. FRONTIERS IN MICROBIOLOGY, v. 10, NOV 15 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.