Busca avançada
Ano de início
Entree

O papel da microbiota no desenvolvimento da atividade antitumoral mediada por células de perfil Th9

Processo: 15/13817-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2015
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Celular
Pesquisador responsável:Niels Olsen Saraiva Câmara
Beneficiário:Rafael Ribeiro Almeida
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Microbiota   Melanoma

Resumo

A microbiota tem papel crucial no desenvolvimento dos tecidos linfóides associados ao intestino, na polarização de respostas imunes e prevenção da colonização por patógenos. A secreção de citocinas (IL-1b, IL-6 e IL-18) em resposta às bactérias comensais, assim como seus metabólitos (ATP e ácidos graxos de cadeia curta), contribuem para a homeostase intestinal e produção de células do sistema imune, como linfócitos T gd produtores de IL-17, células Th17, T reguladoras e B reguladoras. Alguns estudos têm demonstrado que a presença da microbiota intestinal é fundamental para a geração de respostas imunes antitumorais. Entretanto, os fatores envolvidos ainda são pouco conhecidos. As células Th9 são geradas na presença de IL-4 e TGF-b e apresentam atividade antitumoral exacerbada na presença de IL-1b, citocinas produzidas no ambiente intestinal. Isto nos levou à hipótese de que a microbiota participa no desenvolvimento da atividade antitumoral de células de perfil Th9. Portanto, nesse trabalho pretendemos avaliar o impacto da microbiota e seus metabólitos na frequência/função de células de perfil Th9 na lâmina própria, linfonodos mesentéricos, baço e infiltradas no tumor melanoma. Além disso, buscamos avaliar o impacto da transferência adotiva de células de perfil Th9 no crescimento tumoral em camundongos depletados ou não de microbiota. Pretendemos também determinar o papel da sinalização de MYD88 no vilo intestinal ou em células dendríticas no desenvolvimento da atividade antitumoral de células Th9 induzidas pela microbiota. Acreditamos que o estudo dos mecanismos envolvidos na geração de respostas imunes antitumorais dependentes de microbiota seja necessário, sobretudo para a criação de novas estratégias terapêuticas anti-câncer.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALMEIDA, RAFAEL RIBEIRO; VIEIRA, RAQUEL DE SOUZA; CASTOLDI, ANGELA; TERRA, FERNANDA FERNANDES; MELO, AMANDA CAMPELO L.; CAMPOS CANESSO, MARIA CECILIA; LEMOS, LUISA; CIPELLI, MARCELLA; RANA, NISHA; HIYANE, MEIRE IOSHIE; PEARCE, ERIKA L.; MARTINS, FLAVIANO DOS SANTOS; CAETANO DE FARIA, ANA MARIA; SARAIVA CAMARA, NIELS OLSEN. Host dysbiosis negatively impacts IL-9-producing T-cell differentiation and antitumour immunity. BRITISH JOURNAL OF CANCER, v. 123, n. 4 JUN 2020. Citações Web of Science: 2.
VIEIRA, RAQUEL DE SOUZA; CASTOLDI, ANGELA; BASSO, PAULO JOSE; HIYANE, MEIRE IOSHIE; SARAIVA CAMARA, NIELS OLSEN; ALMEIDA, RAFAEL RIBEIRO. Butyrate Attenuates Lung Inflammation by Negatively Modulating Th9 Cells. FRONTIERS IN IMMUNOLOGY, v. 10, JAN 29 2019. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.