Busca avançada
Ano de início
Entree

Hidrogéis de poli(ácido acrílico)/PEO-PPO-PEO doadores de óxido nítrico para o tratamento tópico de lesões

Processo: 15/17515-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2015
Vigência (Término): 31 de outubro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Marcelo Ganzarolli de Oliveira
Beneficiário:Lucas Militão
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Biomateriais   Óxido nítrico   Hidrogéis   Cicatrização

Resumo

O óxido nítrico (NO) tem papel fundamental em vários processos fisiológicos, destacando-se sua ação cicatrizante associada ao estímulo da proliferação celular, da vasodilatação e da angiogênese. Por estas ações, a aplicação tópica de NO tem se mostrado efetiva no tratamento de diversos tipos de lesões cutâneas, em especial no tratamento de lesões crônicas. O principal objetivo deste projeto é o desenvolvimento de membranas de hidrogéis de rede dupla capazes de absorver exsudato e liberar NO topicamente em quantidade adequada e em tempos prolongados. Os hidrogéis serão sintetizados a partir da polimerização do ácido acrílico na presença do copolímero em tribloco de poli(óxido de etileno)-poli(óxido de propileno)-poli(óxido de etileno) (PEO-PPO-PEO). Estes hidrogéis serão carregados com S-nitrosoglutationa (GSNO) como agente doador de NO. As cinéticas de liberação de NO em tempo real serão caracterizadas por quimiluminescência. As membranas serão também caracterizadas quanto às suas morfologias e propriedades térmicas e mecânicas. As ações cicatrizantes das membranas serão avaliadas in vivo em um modelo animal de cicatrização, em colaboração com a Profa. Andrea Monte-Alto Costa da UERJ, RJ. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CHAMPEAU, MATHILDE; POVOA, VALERIA; MILITAO, LUCAS; CABRINI, FLAVIA M.; PICHETH, GUILHERME F.; MENEAU, FLORIAN; JARA, CARLOS P.; DE ARAUJO, ELIANA P.; DE OLIVEIRA, MARCELO G. Supramolecular poly(acrylic acid)/F127 hydrogel with hydration-controlled nitric oxide release for enhancing wound healing. Acta Biomaterialia, v. 74, p. 312-325, JUL 1 2018. Citações Web of Science: 12.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.