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Inclusão escolar: investigando a parceria entre psicólogo e professores de classe comum e do AEE

Processo: 15/06741-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2015
Vigência (Término): 30 de setembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Vera Lucia Messias Fialho Capellini
Beneficiário:Jose Tadeu Acuna
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Psicologia   Educação inclusiva   Educação especial   Formação de professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação Especial | educação inclusiva | formação de professores | Psicologia | Educação Especial

Resumo

Objetiva-se, com este estudo, investigar as relações estabelecidas entre os professores de classe comum, do AEE e psicólogos no processo de inclusão escolar e as contribuições que o profissional de psicologia pode oferecer a tais docentes, por meio de parcerias. Justifica-se a escolha do objetivo em função da literatura da área vir frequentemente apontando uma formação inicial de professores deficitária no que concerne aos conteúdos da educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Também apóia tal escolha, a necessidade de contribuir com o movimento de construção de políticas públicas que endossem a inserção do psicólogo em equipes multiprofissionais na escola. Para tanto, toma-se como pressuposto que a parceria entre professores e psicólogos nas práticas pedagógicas inclusivas pode constituir-se como um vínculo promissor, uma vez que possibilitará um apoio aos professores no que tange à compreensão dos processos de ensino e aprendizagem, às relações dentro da escola e ao comportamento do aluno. Para alcançar as finalidades propostas, será adotada uma estratégia de pesquisa qualitativa e a fundamentação teórica a partir da psicologia histórico-cultural. Terá como participantes: psicólogos que atendam alunos do atendimento educacional especializado (AEE); professores de classe comum e do AEE de 16 escolas municipais de uma cidade do interior de São Paulo. Para a coleta de dados serão realizadas entrevistas semi-estruturadas, a fim de conhecer os relatos verbais sobre o papel dos participantes na educação inclusiva, bem como a existência de parcerias e como elas se configuram. A interpretação dos dados será realizada a partir do procedimento de análise de conteúdo de Bardin (2009). Espera-se que este estudo forneça elementos que contribuam para a cursos de formação inicial e continuada de docentes, além da formulação das políticas públicas de educação.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ACUNA, Jose Tadeu. Interface entre Psicologia e Educação Especial em contexto escolar. 2017. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências. Bauru Bauru.

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