Busca avançada
Ano de início
Entree

Distribuição e dinâmica populacional de juvenis dos camarões-rosa Farfantepenaeus brasiliensis (Latreille, 1817) e f. paulensis (Pérez-Farfante, 1967) na região de Cananéia, extremo Sul do Estado de São Paulo

Processo: 15/15210-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2015
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Morfologia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Rogério Caetano da Costa
Beneficiário:Dalilla da Silva Salvati
Instituição-sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Decapoda   Crustacea

Resumo

No sudeste do Brasil a pesca camaroeira tem como alvo, principalmente os camarões Farfantepenaeus brasiliensis e F. paulensis, popularmente conhecidos como camarões-rosa, devido ao seu tamanho e alto valor de comercialização inclusive no mercado internacional, o que levou os estoques de ambas as espécies a uma diminuição significativa nos anos 80 e 90 se comparados com a abundância dos estoques entre 1965-1994. Considerando a importância econômica e ecológica de ambas as espécies, o objetivo do presente estudo será analisar a distribuição e a dinâmica populacional de juvenis dos camarões-rosa na região de Cananéia/SP. As coletas mensais foram realizadas entre julho/12 e maio/14 na região estuarina e na área marinha costeira adjacente de Cananéia, litoral Sul paulista. A captura dos camarões foi efetuada por meio de um barco camaroeiro equipado com uma rede de arrasto do tipo "double-rig" e o esforço amostral foi de 30 minutos/arrasto. Em cada estação de coleta foram monitorados os fatores abióticos temperatura e salinidade da água de fundo e superfície, concentração de clorofila-a dissolvida na água, teor de matéria orgânica e granulometria do sedimento. Os camarões coletados foram quantificados, mensurados quanto o comprimento da carapaça (mm), pesados (g), identificados quanto ao sexo e observados os estágios gonadais de ambos os sexos. De acordo com os resultados obtidos serão efetuadas as análises estatísticas pertinentes a cada objetivo proposto.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MIAZAKI, LIZANDRA FERNANDES; FREITAS DOS SANTOS, ANA PAULA; SALVATI, DAHLIA DA SILVA; ALVES-COSTA, FERNANDA ANTUNES; DA COSTA, ROGERIO CAETANO. Temporal variations in biomass and size of seabob shrimp Xiphopenaeus kroyeri (Heller, 1862) (Decapoda: Penaeoidea) on the southern coast of Sao Paulo state, Brazil. Nauplius, v. 24, p. -, 2016. Citações Web of Science: 1.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SALVATI, Dalilla da Silva. Distribuição e dinâmica populacional de juvenis dos camarões-rosa Farfantepenaeus brasiliensis (Latreille, 1817) e F. paulensis (Pérez-Farfante, 1967) na região de Cananeia, extremo Sul do Estado de São Paulo. 2017. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Botucatu)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.