Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise morfológica, do pico de torque isométrico e da taxa de desenvolvimento de torque dos músculos do quadril e suas relações com a cinemática e a cinética do membro inferior, pelve e tronco em mulheres com e sem dor patelofemoral

Processo: 15/01704-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2015
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Fábio Viadanna Serrão
Beneficiário:Guilherme Silva Nunes
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):16/09438-7 - O efeito de órteses para os pés na biomecânica do membro inferior, pelve e tronco durante agachamentos unipodais de indivíduos com e sem dor patelofemoral, BE.EP.DR
Assunto(s):Joelho   Biomecânica   Reabilitação (terapêutica médica)

Resumo

Embora a etiologia da dor patelofemoral (DPF) ainda não esteja totalmente esclarecida, recentemente, fatores proximais à articulação do joelho, tal como a fraqueza dos músculos extensores e abdutores do quadril, têm sido relacionados à DPF. Apesar dos estudos demonstrarem que os sujeitos com DPF possuem fraqueza dos músculos do quadril, as possíveis causas dessa fraqueza ainda não foram estudadas, como a atrofia muscular. Além da força muscular, outros elementos da função muscular, como a taxa de desenvolvimento de força (torque), podem estar relacionados à DPF. Por fim, não se sabe se a força e a taxa de desenvolvimento de força dos músculos do quadril estão relacionadas à cinemática do tronco, pelve e membro inferior e à cinética do membro inferior (momentos articulares e estresse patelofemoral) em sujeitos com DPF. Assim, os principais objetivos do presente estudo são comparar a espessura dos músculos glúteo médio e máximo entre mulheres com e sem DPF; comparar a taxa de desenvolvimento de torque (força) dos músculos abdutores e extensores do quadril entre mulheres com e sem DPF; avaliar a relação do torque isométrico máximo e da taxa de desenvolvimento de torque (força) dos músculos abdutores e extensores do quadril com a cinemática do quadril, joelho, pelve e tronco e a cinética do membro inferior (momentos do quadril e joelho, e o estresse patelofemoral) durante o agachamento unipodal. Participarão do estudo 70 mulheres, com idade entre 18 e 35 anos, divididas em dois grupos: Grupo com DPF (n = 35) e Grupo Controle (n = 35). A espessura e o conteúdo de tecido não-contrátil serão mensurados por meio de ultrassonografia. A cinemática do membro inferior, pelve e tronco e a cinética do membro inferior serão avaliadas durante o agachamento unipodal utilizando o sistema Qualisys e uma plataforma de força Bertec. O torque isométrico máximo e a taxa de desenvolvimento do torque serão medidas no dinamômetro isocinético Biodex System 3. Testes de análise de variância multivariada serão utilizados para comparar as variáveis medidas entre os grupos e testes estatísticos de correlação serão utilizados para avaliar a relação entre as variáveis independentes e dependentes. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NUNES, GUILHERME S.; BARTON, CHRISTIAN JOHN; SERRAO, FABIO VIADANNA. Females with patellofemoral pain have impaired impact absorption during a single-legged drop vertical jump. GAIT & POSTURE, v. 68, p. 346-351, FEB 2019. Citações Web of Science: 0.
NUNES, GUILHERME S.; SILVA, RODRIGO SCATTONE; DOS SANTOS, ANA FLAVIA; FERNANDES, RICARDO A. S.; SERRAO, FABIO VIADANNA; DE NORONHA, MARCOS. Methods to assess patellofemoral joint stress: A systematic review. GAIT & POSTURE, v. 61, p. 188-196, MAR 2018. Citações Web of Science: 2.
NUNES, GUILHERME S.; BARTON, CHRISTIAN JOHN; SERRAO, FABIO VIADANNA. Hip rate of force development and strength are impaired in females with patellofemoral pain without signs of altered gluteus medius and maximus morphology. JOURNAL OF SCIENCE AND MEDICINE IN SPORT, v. 21, n. 2, p. 123-128, FEB 2018. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.