Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos das concentrações séricas de biomarcadores cardiometabólicos, hormonais, inflamatórios e nutricionais sobre a composição corporal, em diferentes coortes de idosos brasileiros domiciliados

Processo: 15/15224-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2015
Vigência (Término): 30 de junho de 2019
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição
Pesquisador responsável:Yeda Aparecida de Oliveira Duarte
Beneficiário:Manuela de Almeida Roediger
Instituição-sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/50649-6 - Estudo SABE: estudo longitudinal de múltiplas coortes sobre as condições de vida e saúde dos idosos do município de São Paulo - coorte 2015, AP.TEM
Assunto(s):Biomarcadores   Composição corporal   Idosos   Qualidade de vida   Mortalidade

Resumo

Há evidências científicas, mostrando que a variação dos níveis séricos dos biomarcadores cardiometabólicos, inflamatórios, hormonais e nutricionais podem estar associados à composição corporal de idosos e outras variáveis de risco e contribuir para o desenvolvimento e/ou agravamento de doenças e prejudicar a qualidade de vida desses indivíduos. Este projeto de pesquisa consistirá da análise do efeito das concentrações séricas desses biomarcadores sobre a composição corporal, em diferentes coortes de idosos brasileiros e domiciliados, segundo co-variáveis. Apresentará delineamento longitudinal e com diferentes coortes de nascimento de idosos (e 60 anos), de ambos os sexos, participantes do estudo "Saúde, Bem-estar e Envelhecimento - SABE", epidemiológico e de base domiciliar, realizado no município de São Paulo-SP, em 2000, 2006, 2010 e a ser realizado em 2015. As variáveis de interesse serão os biomarcadores cardiometabólicos, inflamatórios, hormonais e nutricionais e a composição corporal, e as co-variáveis serão as sóciodemográficas, estilo de vida, clínicas, genética, qualidade de vida e óbito. Para análise dos dados serão calculadas estatísticas descritivas, sendo que a associação entre a variação dos biomarcadores com a composição corporal, segundo co-variáveis será realizada por modelagem de regressão de Poisson, com os idosos das coortes de 2010 e modelagem de regressão longitudinal com procedimentos de efeitos mistos, para verificar essa associação no período de 6 anos (2010 e 2015). Para a identificação das variáveis de risco que contribuem para variação dos biomarcadores será utilizada a análise multivariada hierarquizada. A análise de regressão logística será realizada para verificar a associação entre níveis séricos de biomarcadores e qualidade de vida dos idosos. O modelo de regressão de Cox será adotado para determinar a magnitude do efeito dos biomarcadores na taxa de mortalidade dos idosos e o método de Kaplan-Meir para comparar as curvas de sobrevida. Para os cálculos serão utilizados os programas estatísticos Stata 13.0 e ambiente R.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROEDIGER, MANUELA DE ALMEIDA; NUNES MARUCCI, MARIA DE FATIMA; DUIM, ETIENNE LARISSA; FERREIRA SANTOS, JAIR LICIO; DE OLIVEIRA DUARTE, YEDA APARECIDA; DE OLIVEIRA, CESAR. Inflammation and quality of life in later life: findings from the health, well-being and aging study (SABE). HEALTH AND QUALITY OF LIFE OUTCOMES, v. 17, FEB 6 2019. Citações Web of Science: 3.
DE ALMEIDA ROEDIGER, M.; DE FATIMA NUNES MARUCCI, M.; QUINTILIANO SCARPELLI DOURADO, D. A.; DE OLIVEIRA, C.; LICIO FERREIRA SANTOS, J.; DE OLIVEIRA DUARTE, Y. A. Body Composition Changes and 10-Year Mortality Risk in Older Brazilian Adults: Analysis of Prospective Data from the SABE Study. Journal of Nutrition Health & Aging, v. 23, n. 1, p. 51-59, JAN 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.