Busca avançada
Ano de início
Entree

Mangalarga Marchador: estudo morfométrico, cinemático e genético da marcha batida e da marcha picada

Processo: 15/17155-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2015
Vigência (Término): 31 de maio de 2018
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Guilherme de Camargo Ferraz
Beneficiário:Mayara Goncalves Fonseca
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Genomas   Biomecânica   Fisiologia do exercício   Equinos

Resumo

Devido à importância nacional da raça Mangalarga Marchador (MM) e sua crescente internacionalização, estudos que avaliam diferentes aspectos de seus andamentos singulares, marcha batida (MB) e marcha picada (MP), são necessários. Os objetivos desse estudo serão determinar as variáveis cinemáticas (VCine) da MB e MP de equinos previamente premiados; verificar associações entre as medidas morfométricas e as VCine; verificar as diferenças das VCine entre equinos MM de genótipos homozigotos e heterozigotos para o gene DMRT3 para cada tipo de marcha; e identificar, por meio de estudo amplo de associação do genoma (GWAS), SNPs e regiões genômicas que contenham possíveis genes responsáveis pelo fenótipo da MB na raça MM. 12 equinos de cada gênero e de cada andamento (total 48 equinos) terão 35 medidas morfométricas aferidas e 23 VCine determinadas por sistema optoeletrônico tridimensional. A MB e a MP serão comparadas por t de Student não pareado (Pd0,05) e associações entre morfometria e cinemática serão avaliadas por correlação de Pearson. O SNP g.22999655C>A do gene DMRT3 equino será analisado por meio de protocolo de genotipagem pela técnica de PCR-RFLP e correlacionado com as VCine. As amostras de DNA de cada indivíduo serão genotipadas com o Equine SNP70 BeadChip e será realizado estudo de associação por meio de testes de Cochran-Armitage com 1 grau de liberdade implementado por meio do software Plink v1.07. Posições de SNPs e genes serão considerados com base na mais recente montagem da sequência do genoma equino (EquCab2.0; disponível no banco de dados do National Center for Biotechnology Information -NCBI).

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FONSECA, MAYARA GONCALVES; FERRAZ, GUILHERME DE CAMARGO; LAGE, JESSICA; PEREIRA, GUILHERME LUIS; CURI, ROGERIO ABDALLAH. A Genome-Wide Association Study Reveals Differences in the Genetic Mechanism of Control of the Two Gait Patterns of the Brazilian Mangalarga Marchador Breed. Journal of Equine Veterinary Science, v. 53, p. 64-67, JUN 2017. Citações Web of Science: 7.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FONSECA, Mayara Goncalves. Mangalarga Marchador : estudo morfométrico, cinemático e genético da marcha batida e da marcha picada. 2018. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.