Busca avançada
Ano de início
Entree

A voz da igreja no "Diário de Notícias": Ribeirão Preto - 1961-1967

Processo: 15/12364-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2015
Vigência (Término): 31 de outubro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Jornalismo e Editoração
Pesquisador responsável:Maximiliano Martin Vicente
Beneficiário:Nayara Kobori
Instituição-sede: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):História da comunicação   Ribeirão Preto (SP)   Ditadura   Jornalismo   Igreja

Resumo

O presente projeto de pesquisa tem como proposta analisar o conteúdo editorialjornalísticodo jornal Diário de Notícias, pertencente à Arquidiocese da cidade deRibeirão Preto, do estado de São Paulo. O recorte temporal centra-se durante os anos de1961 a 1967, abrangendo os governos de Jânio Quadros, João Goulart e a administraçãomilitar de Castelo Branco. A finalidade é traçar o perfil editorial do periódico, bemcomo as técnicas utilizadas e concepção de jornalismo defendida, e compreender ocontexto da Igreja progressista no interior, durante um conturbado período da HistóriaBrasileira. Para isso, iremos trabalhar com os estudos latino-americanos, em conjuntocom a Doutrina Social Cristã e a Teologia da Libertação e, desse modo, construir aconcepção e atuação política do jornal católico estudado.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
KOBORI, Nayara. A voz da Igreja no "Diário de Notícias" : Ribeirão Preto - 1961-1967. 2017. 159 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.