Busca avançada
Ano de início
Entree

Dinâmica de metacomunidades em ambientes heterogêneos

Processo: 14/23497-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2015
Vigência (Término): 07 de maio de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Teórica
Pesquisador responsável:Paulo Inácio de Knegt López de Prado
Beneficiário:Renato Mendes Coutinho
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Modelos matemáticos   Dinâmica de populações   Ecologia de comunidades   Predação intraguilda   Metacomunidades

Resumo

Para compreender os padrões de diversidade é preciso considerar não só dinâmicas locais, mas como elas se conectam em escala regional. Por essa razão, a abordagem de metacomunidades (isto é, comunidades ecológicas ligadas por dispersão) é hoje um dos campos mais ativos da ecologia. Os ecólogos reconhecem que não há ainda uma teoria geral de metacomunidades, em parte pela falta de modelos matemáticos básicos que resolvam algumas questões fundamentais. O projeto proposto pretende contribuir para suprir uma das lacunas, que é o desenvolvimento de modelos matemáticos de metacomunidades em espaço explícito heterogêneo. Usaremos a teoria e instrumental de análise de sistemas dinâmicos, bem como métodos e resultados provenientes da teoria de metapopulações e do estudo de módulos de interação da ecologia de comunidades. Os objetivos específicos são o desenvolvimento e análise de modelos matemáticos que (i) generalizem a capacidade de suporte metapopulacional com taxas heterogêneas para metacomunidades, (ii) expressem o efeito de heterogeneidade ambiental sobre interações interespecíficas (com destaque para predação intraguilda), (iii) e mostrem o efeito de atributos da paisagem e das espécies sobre a dinâmica de metacomunidades. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LANERI, KARINA; CABELLA, BRENNO; PRADO, PAULO INACIO; COUTINHO, RENATO MENDES; KRAENKEL, ROBERTO ANDRE PRIME. Climate drivers of malaria at its southern fringe in the Americas. PLoS One, v. 14, n. 7 JUL 10 2019. Citações Web of Science: 0.
KLAUSCHIES, TONI; COUTINHO, RENATO MENDES; GAEDKE, URSULA. A beta distribution-based moment closure enhances the reliability of trait-based aggregate models for natural populations and communities. ECOLOGICAL MODELLING, v. 381, p. 46-77, AUG 10 2018. Citações Web of Science: 3.
MACIEL, GABRIEL ANDREGUETTO; COUTINHO, RENATO MENDES; KRAENKEL, ROBERTO ANDRE. Critical patch-size for two-sex populations. MATHEMATICAL BIOSCIENCES, v. 300, p. 138-144, JUN 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.