Busca avançada
Ano de início
Entree

"PROTEINOGRAMA DO SORO LÁCTEO, COM ÊNFASE EM PROTEÍNAS DE FASE AGUDA E IMUNOGLOBULINA G, EM CABRAS INFECTADAS COM Staphylococcus aureus por VIA INTRAMAMÁRIA"

Processo: 15/17078-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2015
Vigência (Término): 30 de setembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária
Pesquisador responsável:José Jurandir Fagliari
Beneficiário:Talissa Camargo Mantovani de Bonis
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Patologia clínica   Eletroforese de proteínas   Staphylococcus aureus

Resumo

O objetivo do estudo é determinar o proteinograma do soro lácteo, em especial das concentrações de proteínas de fase aguda e de imunoglobulina G (IgG), de cabras com mastite experimental induzida por Staphylococcus aureus, a fim de verificar a importância dessas proteínas como indicadores precoces da infecção mamária nesta espécie. Serão utilizadas cinco cabras da raça Saanen inoculadas, por via intramamária, com S. aureus. O momento experimental imediatamente anterior à inoculação será denominado M0 e os seguintes identificados como M1, M2, M3, M4, M5, M6 e M7, nos quais, a partir de M0, serão realizadas colheitas diárias de leite. O leite será, ainda, avaliado diariamente por meio do teste da caneca de fundo escuro e do California Mastitis Test (CMT). Após processamento laboratorial para obtenção do soro lácteo nas amostras de leite, será aferida a concentração de proteína total, pela técnica do biureto, utilizando-se kit comercial. Em seguida, o fracionamento proteico será realizado por meio da técnica de eletroforese bidimensional em gel de poliacrilamida contendo dodecil sulfato de sódio (SDS-PAGE). Os dados serão avaliados por meio de análise de variância; para as comparações entre os pares de médias será empregado o teste de Dunnett (P<0,05). Será realizada análise descritiva dos dados referentes ao exame físico da glândula mamária e ao exame da secreção láctea.