Busca avançada
Ano de início
Entree

Toxocaríase, asma, obesidade e doença articular: estudo de base populacional em Campinas, SP

Processo: 15/16499-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2015
Vigência (Término): 31 de julho de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Epidemiologia
Pesquisador responsável:Carlos Roberto Silveira Correa
Beneficiário:André de Paula Maia Abreu
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Obesidade   Asma   Toxocaríase   Helmintíase   Estudos de coortes   Estudos transversais   Análise socioeconômica   Regressão logística   Campinas (SP)

Resumo

A toxocaríase é uma helmintíase zoonótica causada pelo Toxocara canis ou pelo Toxocara cati. No organismo humano esses parasitos são incapazes de realizarem seu ciclo de vida normal, no entanto suas larvas provocam sintomatologia ainda pouco elucidada. Nos Estados Unidos a prevalência de cães menores de 6 meses infectados é de 30%, a de gatos é de 25% e nos seres humanos é de 14%. Justificativa: Considerando que estudos controlados sobre a toxocaríase são escassos e que há evidências da relação entre toxocaríase, asma, sobrepeso e sintomas articulares, é fundamental o desenvolvimento de novos estudos para elucidar como elas se correferem para o conhecimento dessa helmintíase e suas manifestações clínicas. Objetivos: Descrever a incidência de asma, obesidade e sintomas articulares em crianças com toxocaríase em um bairro do município de Campinas-SP. Metodologia: Estudo de coorte aninhado a estudo transversal de base populacional. A amostra populacional estudada é composta por 200 crianças de 02 a 12 anos, as quais foram selecionadas aleatoriamente e submetidas à coleta de amostra de sangue, sendo diagnosticada 27 soropositivas para toxocaríase, que serão acompanhadas por um ano para a observação das incidências de sintomas respiratórios, articulares e obesidade infantil. Resultados esperados: Serão analisadas por meio de regressão logística e teste t as variáveis socioeconômicas e demográficas, condições de saúde, crescimento, e a presença ou não de asma, doença articular e obesidade, para o cálculo das incidências destas nas crianças com o marcador sorológico da toxocaríase, para melhor entendimento da doença e suas manifestações clínicas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)