Busca avançada
Ano de início
Entree

Detecção de movimentação ilegal de bovinos em área de fronteira

Processo: 15/20073-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2015
Vigência (Término): 31 de julho de 2016
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:José Henrique de Hildebrand e Grisi Filho
Beneficiário:Fernanda Cristine Tega
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Epidemiologia veterinária   Doenças infecciosas em animais   Manejo animal   Comércio   Animais   Vigilância epidemiológica   Redes complexas   Viabilidade econômica   Bovinos   Análise qualitativa comparativa (QCA)

Resumo

O comércio de animais é um agravante para a introdução de doenças infecciosas em novas áreas por envolver movimentação e contato entre animais. O comércio ilegal é fruto de descumprimento de normas nacionais e internacionais relacionadas à movimentação animal, no qual a condição e o manejo sanitário dos animais envolvidos é desconhecido. A análise de redes complexas ajuda a identificar conexões entre propriedades distintas, na tentativa de detectar prováveis adulterações nos dados de transporte animal. O estado brasileiro do Mato Grosso possui uma zona de fronteira com a Bolívia, onde ocorre comércio ilegal de bovinos. A Bolívia possui regiões não reconhecidas como livres de febre aftosa e, dessa forma, o transporte de animais na região é de alto risco, principalmente quando se cogita a suspensão de vacinação para a doença. Um eficiente sistema de vigilância é fundamental nesse cenário e, para isso, a veracidade dos registros de origem e transporte dos animais é essencial. Nesse estudo serão investigadas as movimentações de bovinos em áreas de fronteira do estado do Mato Grosso com a Bolívia, a fim de identificar possíveis fraudes, categorizando propriedades conforme a existência de indícios da ocorrência de comércio ilegal de animais. Será realizada uma análise comparativa entre o efetivo de animais bovinos e a movimentação de rebanhos no Mato Grosso, uma análise do efetivo bovino de propriedades que são parceiras comerciais de outras pertencentes à zona de fronteira e uma análise da viabilidade econômica do transporte de animais através de áreas distantes.