Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos enantiosseletivos de metabolismo, citotoxicidade e genotoxicidade in vitro do nematicida Fenamifós

Processo: 15/02533-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2015
Vigência (Término): 06 de maio de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Análise Toxicológica
Pesquisador responsável:Anderson Rodrigo Moraes de Oliveira
Beneficiário:Nayara Cristina Perez de Albuquerque
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Cromatografia líquida de alta pressão   Metabolismo

Resumo

O fenamifós é um pesticida quiral pertencente à classe dos organofosforados. Esse pesticida é empregado como mistura racêmica para o controle de nematoides em diversas culturas, como algodão, banana e batata. A avaliação dos riscos da exposição a este pesticida deve ser realizada a fim de priorizar a saúde e segurança da população. Diversos estudos vêm sendo realizados com o objetivo de avaliar a toxicidade, a ecotoxicidade e o impacto ambiental de cada enantiômero do fenamifós, o que indicou que o enantiômero ()-fenamifós é mais seguro para o ambiente. Embora os estudos de metabolismo e toxicidade em humanos sejam uma importante etapa para a avaliação de riscos, estes estudos ainda não foram realizados. Dessa forma, este projeto tem como objetivo determinar o metabolismo in vitro enantiosseletivo do fenamifós e determinar os parâmetros cinético enzimáticos utilizando microssomas hepático de humano para posterior realização de estudos de inibição enzimática, bem como realizar ensaios citotoxicológicos e genotoxicológicos empregando linfócitos do sangue periférico humano. Esses estudos serão conduzidos com a mistura racêmica do pesticida, com os enantiômeros puros e os resultados de ambos os estudos serão comparados. Além disso, as isoformas da citocromo P450 responsáveis pelo metabolismo desse pesticida serão determinadas, assim como os metabólitos eventualmente formados.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEREZ DE ALBUQUERQUE, NAYARA CRISTINA; CARRAO, DANIEL BLASCKE; HABENSCHUS, MAISA DANIELA; MORAES DE OLIVEIRA, ANDERSON RODRIGO. Metabolism studies of chiral pesticides: A critical review. Journal of Pharmaceutical and Biomedical Analysis, v. 147, n. SI, p. 89-109, JAN 5 2018. Citações Web of Science: 23.
PEREZ DE ALBUQUERQUE, NAYARA CRISTINA; DE MATOS, JULIANA VICENTIN; MORAES DE OLIVEIRA, ANDERSON RODRIGO. In-line coupling of an achiral-chiral column to investigate the enantioselective in vitro metabolism of the pesticide Fenamiphos by human liver microsomes. Journal of Chromatography A, v. 1467, p. 326-334, OCT 7 2016. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.