Busca avançada
Ano de início
Entree

Padrões de distribuição de hidroides (Cnidaria, Hydrozoa) em águas profundas do Atlântico e marés polares adjacentes

Processo: 15/16948-9
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2016
Vigência (Término): 31 de outubro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia
Pesquisador responsável:Antonio Carlos Marques
Beneficiário:Marina de Oliveira Fernandez
Supervisor no Exterior: Allen Gilbert Collins
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : Smithsonian National Museum of Natural History, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:13/10821-1 - Padrões de distribuição de hidrozoários (Cnidaria) em águas profundas do Oceano Atlântico e marés polares adjacentes, BP.DR
Assunto(s):Cnidários   Hidrozoários   Biogeografia marinha   Evolução animal   Oceanos e mares   Macroecologia

Resumo

Meu projeto de doutorado tem como objetivo inferir padrões de distribuição de hidrozoários de águas profundas do Atlântico, incluindo aqueles de mares polares adjacentes. Dados primários serão baseados em informações de espécimes depositados em coleções internacionais, após checar suas identificações. Dados geográficos, morfológicos e ecológicos destes espécimes serão sintetizados para inferir limites e gradientes de clados específicos e supraespecíficos. Características da história de vida (ex.: presença de estágio de medusa no ciclo de vida) e morfológicas (ex.: tamanho corporal ou presença de hidroteca) serão contrastadas com profundidade e latitude a fim de verificar os seus fatores funcionais e históricos. Acreditamos ser essencial o estudo da coleção de Hydrozoa do "National Museum of Natural History" (NMNH, Smithsonian Institution, Washington D.C., Estados Unidos da América) a fim de atingir esses objetivos. A coleção do NMNH compreende um grande número de espécimes, e dispõe da melhor representação taxonômica e geográfica para a área do Atlântico oeste. Além da coleta de dados, o estágio no NMNH vai permitir experimentar a pesquisa em um renomado centro de estudos em biodiversidade, assim como interagir com Allen Collins, um especialista em morfologia, genética e história de vida de cnidários e um colaborador histórico de nosso laboratório. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERNANDEZ, MARINA O.; COLLINS, ALLEN G.; MARQUES, ANTONIO C. Gradual and rapid shifts in the composition of assemblages of hydroids (Cnidaria) along depth and latitude in the deep Atlantic Ocean. Journal of Biogeography, APR 2020. Citações Web of Science: 0.
FERNANDEZ, MARINA O.; MARQUES, ANTONIO C. Combining bathymetry, latitude, and phylogeny to understand the distribution of deep Atlantic hydroids (Cnidaria). DEEP-SEA RESEARCH PART I-OCEANOGRAPHIC RESEARCH PAPERS, v. 133, p. 39-48, MAR 2018. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.