Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do silenciamento do gene ESR1 na regulação da expressão do VEGFA e do Slc2a4/GLUT4 em adipócitos

Processo: 15/13652-1
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 11 de janeiro de 2016
Vigência (Término): 10 de dezembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Ubiratan Fabres Machado
Beneficiário:Luciana Alves de Fátima
Supervisor no Exterior: Deborah J. Clegg
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : Cedars-Sinai Medical Center, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:13/03343-6 - Papel do estradiol via VEGFA no processo de angiogênese/adipogênese no tecido adiposo, BP.PD
Assunto(s):Adipócitos   Endocrinologia   Diabetes mellitus   Transportador de glucose tipo 4

Resumo

O estrógeno (E2) regula a angiogenêse em diferentes tecidos e participa da fisiopatologia da obesidade e do diabetes. Em adipócitos, o E2 aumenta a expressão do transportador de glicose GLUT4 (codificado pelo gene Slc2a4) bem como a captação de glicose, o que leva ao aumento da sensibilidade à insulina. Já se sabe que o E2 é capaz de modular a expressão do fator de crescimento do endotélio vascular (VEGFA), o qual é o principal fator angiogênico no tecido adiposo. A interação entre o estrógeno e a regulação do VEGFA pode interferir na fisiologia do tecido adiposo e consequentemente na obesidade e na resistência à insulina. Nossa hipótese é que em adipócitos a expressão do VEGFA e do GLUT4 induzida pelo E2 é mediada principalmente via o receptor de estrógeno1 (ESR1). Nós já observamos que tanto o E2 quanto a ativação do ESR1 aumentaram a expressão do VEGFA e do GLUT4/Slc2a4 em adipócitos 3T3-L1. Desta forma, para contribuir com estes resultados, o objetivo deste projeto é investigar a função do ESR1 na regulação da expressão do VEGFA, GLUT4/Slc2a4 e dos fatores de transcrição CEBPA (CCAAT/enhancer binding protein, alpha) e HIF1A (hypoxia inducible factor 1, alpha subunit). Para tanto, será realizado transfecção in vitro para silenciar o gene Esr1 em adipócitos 3T3-L1. Em seguida, os adipócitos serão tratados ou não com 17beta-estradiol, e análises dos genes e das proteínas, VEGFA, GLUT4/Slc2a4, CEBPA e HIF1A serão realizadas utilizando as técnicas de PCR em tempo real e western blotting, respectivamente. Com estes resultados espera-se entender melhor o envolvimento do Esr1 na regulação do VEGFA e do GLUT4 mediada pelo E2.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FATIMA, L. A.; CAMPELLO, R. S.; SANTOS, R. DE SOUZA; FREITAS, H. S.; FRANK, A. P.; MACHADO, U. F.; CLEGG, D. J. Estrogen receptor 1 (ESR1) regulates VEGFA in adipose tissue. SCIENTIFIC REPORTS, v. 7, DEC 1 2017. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.