Busca avançada
Ano de início
Entree

Adsorção de Proteínas em Superfícies Carregadas Confinantes

Processo: 15/15297-4
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2016
Vigência (Término): 31 de julho de 2016
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Sidney Jurado de Carvalho
Beneficiário:Sidney Jurado de Carvalho
Anfitrião: Andrey G. Cherstvy
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Potsdam, Alemanha  
Assunto(s):Método de Monte Carlo   Confinamento

Resumo

A adsorção de proteínas em superfícies carregadas confinantes tem atraído grande interesse devido ao seu grande potential de aplicação. A despeito disso, as interações dominantes que estabilizam a adsorção e as condições em que a proteína adsorvida mantém suas características e função biológica ainda não são totalmente compreeendidas. Em particular, os efeitos do potencial elétrico gerado pela superfície no grau de protonação dos resíduos (regulação de carga) e sua contribuição para a adsorção não são normalmente considerados na interpretação de resultados experimentais. Propõe-se então neste projeto o estudo por simulação computacional do comportamento de proteínas confinadas em superfícies carregadas de diferentes geometrias. Adotando um modelo simplificado com potenciais intramoleculares baseados na estrutura nativa e interações eletrostáticas consideradas de acordo com a teoria de Debye-Hückel, pretende-se fornecer um panorama geral de como as diferentes contribuições da interação eletrostática (carga-carga, carga-dipolo e regulação de carga) afetam a adsorção e a manutenção da estrutura nativa.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE CARVALHO, SIDNEY J.; METZLER, RALF; CHERSTVY, ANDREY G. Critical adsorption of polyelectrolytes onto planar and convex highly charged surfaces: the nonlinear Poisson-Boltzmann approach. NEW JOURNAL OF PHYSICS, v. 18, AUG 18 2016. Citações Web of Science: 8.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.