Bolsa 15/08263-6 - Relações de gênero, Grécia Antiga - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

As relações de gênero segundo a análise das representações cômicas de Aristófanes: um estudo do feminino na sociedade ateniense (Séc. V-IV a.C.)

Processo: 15/08263-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2015
Data de Término da vigência: 01 de setembro de 2017
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História Antiga e Medieval
Pesquisador responsável:Margarida Maria de Carvalho
Beneficiário:Bárbara Alexandre Aniceto
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Franca. Franca , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):16/21000-7 - As relações de gênero segundo a análise das representações cômicas de Aristófanes: um estudo do feminino na sociedade ateniense (séc. V-IV a.C.), BE.EP.MS
Assunto(s):Relações de gênero   Grécia Antiga
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Guerra do Peloponeso | História da Grécia Antiga | Relações de gênero | Grécia Antiga

Resumo

Muitos autores defendem que a presença feminina nos enredos de Aristófanes expressava apenas um tom de comicidade das obras e refletia uma preocupação em ridicularizar a imagem da mulher grega. A atuação feminina em suas comédias foi concebida como circunscrita ao espaço privado, às funções familiares e é apresentada pela historiografia através da insígnia negativada do papel feminino na Antiguidade. Ao nos debruçarmos sobre a leitura das peças Lisístrata (411 a.C.), As Tesmoforiantes (411 a.C.) e Assembleia de Mulheres (392 a.C.), produzidas na conjuntura da Guerra do Peloponeso, e posterior derrota de Atenas, temos como hipótese que é possível evidenciar a inclusão da mulher nos espaços públicos atenienses, uma vez que percebemos a ênfase na importância cívica do feminino como veículo de crítica nas peças aristofânicas. Assim, pautado na análise da fonte textual e na história de gênero, o projeto de mestrado objetiva compreender a atuação feminina na sociedade ateniense do V século a.C. a partir da problematização da relação entre o feminino e o masculino, enfatizando a possibilidade do papel feminino ativo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ANICETO, Bárbara Alexandre. As relações de gênero em Aristófanes: um estudo das esposas legítimas na sociedade ateniense (Sécs. V-IV a.C.). 2017. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Franca Franca.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.