Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da reabilitação virtual no controle postural de pacientes com Doença de Parkinson

Processo: 15/19622-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2015
Vigência (Término): 31 de outubro de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:José Eduardo Pompeu
Beneficiário:Maria Carolina Carrer da Cunha
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Controle postural   Realidade virtual   Reabilitação (terapêutica médica)   Doença de Parkinson
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Controle Postural | Doença de Parkinson | fisioterapia | Reabilitação | Realidade Virtual | Geriatria e Gerontologia / Neurologia

Resumo

A doença de Parkinson (DP) é uma doença neurodegenerativa que afeta a produção de dopamina pela substância negra do mesencéfalo. A instabilidade postural é um dos principais sinais da DP e, também, o mais refratário ao tratamento de reposição dopaminérgia, afetando diretamente a qualidade de vida dos indivíduos com a doença. Alguns estudos têm mostrado o efeito positivo dos treinos com realidade virtual no controle postural de indivíduos com DP. O Kinect é um sensor de videogame que funciona por meio da captação de movimentos por infravermelho e reprodução deles no ambiente virtual por meio de um avatar. Somente um estudo piloto foi realizado mostrando os efeitos do uso dos jogos do Kinect no controle postural de idosos com DP, porém os métodos de avaliação envolveram apenas escalas clínicas. O presente estudo tem como objetivo analisar os efeitos dos jogos do Kinect Adventures! sobre o controle postural de idosos com DP. Os desfechos serão os Limites de Estabilidade (LOS) e a área e velocidade de oscilação do centro de pressão (COP) em dez diferentes condições sensoriais. Serão analisados 10 indivíduos com diagnóstico de DP idiopática, nos estágios I a III da escala de Hoehn & Yahr e idades entre 60 e 80 anos. Serão realizadas 14 sessões de treinamento, de uma hora cada, duas vezes por semana. Os indivíduos serão avaliados pré, pós-intervenção e 30 dias após a última intervenção. A distribuição dos dados será analisada por meio do teste de Kormogorovo-Smironov. Será realizada a ANOVA one-way para a comparação dos resultados nas 3 avaliações. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JÉSSICA MARIA RIBEIRO BACHA; MARIA CAROLINA CARRER DA CUNHA; TATIANA BELINE DE FREITAS; ROSEMEYRE ALCARDE NUVOLINI; FLÁVIA DONÁ; KEYTE GUEDES DA SILVA; CAMILA TORRIANI-PASIN; FERNANDO DE FREITAS GANANÇA; JOSÉ EDUARDO POMPEU. Effects of virtual rehabilitation on postural control of individuals with Parkinson disease. Motri., v. 17, n. 3, p. 220-227, . (15/19622-7, 14/22348-1)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.