Busca avançada
Ano de início
Entree

Otimização de propriedades antioxidantes de nitronas com potencial farmacológico

Processo: 15/20007-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2015
Vigência (Término): 31 de outubro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Artur Franz Keppler
Beneficiário:Giovanna Biazolla
Instituição Sede: Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:12/07717-5 - Nitronas e hidroxilaminas com potencial farmacológico: síntese, prospecção da atividade antioxidante e estudos celulares, AP.JP
Assunto(s):Tratamento farmacológico   Estresse fisiológico   Antioxidantes   Otimização   Síntese   Estudo comparativo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:antioxidante | Nitronas | Síntese | spin trapp | síntese

Resumo

Pretende-se nesse projeto utilizar a síntese dirigida para se obter moléculas inéditas contendo o grupo funcional nitrona, grupo este que tem uma grande capacidade de captação de espécies radicalares. Baseando-se em dados obtidos no laboratório e da literatura, é proposta a síntese da 5a. Geração de compostos antioxidantes do laboratório. Após a etapa de síntese e caracterização, as moléculas inéditas serão submetidas a um sistema gerador de espécies radicalares para avaliar seu potencial antioxidante. Como o efeito fisiológico e farmacológico de compostos de nitronas ainda não está plenamente estabelecido, serão realizados estudos comparativos entre biblioteca de novas moléculas proposta nesse projeto com nitronas e antioxidantes de referência, a fim de entender a relação estrutura/atividade antioxidante dessa classe de compostos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MAMUD, JULIA F.; BIAZOLLA, GIOVANNA; MARQUES, CAROLINE S.; CERCHIARO, GISELLE; DE QUEIROZ, THIAGO B.; KEPPLER, ARTUR F.; POLO, ANDRE S.. Z to E light-activated isomerization of alpha-pyridyl-N-arylnitrone ligands sensitized by rhenium(I) polypyridyl complexes. Inorganica Chimica Acta, v. 514, . (16/21993-6, 18/14152-0, 12/07717-5, 15/20007-5, 17/07289-7)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.