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A tecnologia de georreferenciamento na identificação e análise da infraestrutura turística de um patrimônio ferroviário

Processo: 15/22544-8
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Iniciação Científica
Vigência (Início): 05 de janeiro de 2016
Vigência (Término): 06 de março de 2016
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Turismo
Pesquisador responsável:Eduardo Romero de Oliveira
Beneficiário:Milena Meira da Silva
Supervisor no Exterior: Enrique Larive Lopez
Instituição-sede: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rosana. Rosana , SP, Brasil
Local de pesquisa : Universidad de Sevilla (US), Espanha  
Vinculado à bolsa:14/16572-6 - Complexo da Estação Ferroviária de Jundiaí (SPR): avaliação da proteção e potencial de uso turístico de um patrimônio ferroviário, BP.IC
Assunto(s):Preservação   Patrimônio ferroviário

Resumo

O presente projeto propõe um estudo de cooperação internacional, a partir da Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE), vinculada ao projeto de renovação de pesquisa desenvolvido com o auxílio da FAPESP (nº 2014/16572-6) na graduação em Turismo (UNESP). Propomos conhecer metodologias internacionais de identificação de infraestrutura turística na visitação de complexos industriais, para fins de aplicação a casos brasileiros, mais especificamente ao município de Jundiaí-SP. Para isso, contaremos com o auxilio do arquiteto Enrique Larive López que nos auxiliará na identificação de infraestrutura e bens industriais através de ferramentas de Sistema de Informação Geográfica (SIG), utilizadas e trabalhadas no laboratório SEVLAB em Sevilha - Espanha, que poderão ser incorporadas ao Projeto Memória Ferroviária, do qual fazemos parte. Em segundo momento, objetivamos realizar um estudo de caso em Villanueba del Rio y Minas, na Província de Andaluzia, assim como em outras cidades espanholas comparáveis a nosso objeto de estudo no Brasil, a fim de dominar ferramentas de inventariação na identificação de conjuntos e análise de infraestrutura turística. Compreendemos que essas ferramentas, além de auxiliarem na identificação de conjuntos ferroviários, também colaboram na identificação de infraestruturas turísticas presentes nesses espaços, considerando que o turismo surge como alternativa de uso e manutenção desses locais tão representativos a formação de cidades.

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