Busca avançada
Ano de início
Entree

Fototerapia aplicada em associação ao treinamento de hipertrofia muscular: Avaliação de diferentes protocolos de irradiação

Processo: 15/19619-6
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 15 de fevereiro de 2016
Vigência (Término): 14 de agosto de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Ernesto Cesar Pinto Leal Junior
Beneficiário:Adriane Aver Vanin
Supervisor no Exterior: Evert Verhagen
Instituição-sede: Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Campus Vergueiro. São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: University Amsterdam (VU), Holanda  
Vinculado à bolsa:13/19355-3 - Fototerapia aplicada em associação ao treinamento muscular: Avaliação de diferentes protocolos de irradiação, BP.DR
Assunto(s):Eficiência   Hipertrofia   Fototerapia

Resumo

Os efeitos da fototerapia para a melhora da performance tem sido muito estudada. Entretanto, existem poucos estudos demonstrando seus efeitos no treinamento muscular, bem como, não há estudos em que a aplicação da fototerapia foi testada em diferentes momentos. O objetivo desse estudo é esclarecer qual é o momento ótimo de aplicação da fototerapia quando utilizada em associação com o treinamento de hipertrofia. Para isso, um estudo randomizado, duplo cego e placebo controlado está sendo proposto. Um protocolo de treinamento de hipertrofia aplicando fototerapia e/ou placebo antes e/ou depois de cada sessão de treinamento será realizada. O protocolo de treinamento terá duração de 12 semanas e serão avaliados pico de torque através do teste de Contração Voluntária Máxima (MVC), carga pelo teste de 1-repetição máxima (1-RM), circunferência da coxa (perimetria) pela medida da maior área de secção transversa, e análise de interleucina-6 (IL-6) como marcador inflamatório no sangue. Serão recrutados quarenta e oito voluntários, com idade entre 18 e 35 anos, saudáveis e fisicamente ativos. Até o momento 12 voluntários foram recrutados para um estudo piloto e podemos assegurar que o desenvolvimento desse projeto é totalmente possível dentro do cronograma proposto para o período do BEPE. Essa parte do projeto será supervisionada por um especialista em exercício que poderá contribuir para a qualidade do projeto e para o conhecimento e crescimento profissional da estudante de doutorado.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VANIN, ADRIANE AVER; VERHAGEN, EVERT; BARBOZA, SAULO DELFINO; PENA COSTA, LEONARDO OLIVEIRA; PINTO LEAL-JUNIOR, ERNESTO CESAR. Photobiomodulation therapy for the improvement of muscular performance and reduction of muscular fatigue associated with exercise in healthy people: a systematic review and meta-analysis. Lasers in Medical Science, v. 33, n. 1, p. 181-214, JAN 2018. Citações Web of Science: 25.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.