A ironia e o grotesco na poesia de Christian Morgenstern e Sebastião Uchoa Leite
O elemento ludico na poesia de jacques prevert e mario quintana
Processo: | 15/21129-7 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado |
Data de Início da vigência: | 04 de fevereiro de 2016 |
Data de Término da vigência: | 27 de julho de 2016 |
Área de conhecimento: | Ciências Humanas - Filosofia |
Pesquisador responsável: | Oliver Tolle |
Beneficiário: | Juliana Ferraci Martone |
Supervisor: | Wilhelm Schmidt-Biggemann |
Instituição Sede: | Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil |
Instituição Anfitriã: | Freie Universität Berlin, Alemanha |
Vinculado à bolsa: | 15/03046-7 - As viagens de Jean Paul pela galáxia da literatura alemã, BP.MS |
Assunto(s): | Humor Sonho Linguagem Poesia |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | humor | Jean Paul | Linguagem | Poesia | sonho | Estética, literatura alemã, germanística |
Resumo A intenção primordial deste projeto de pesquisa é investigar como a teoria do humor de Jean Paul e, consequentemente, sua prosa literária são baseadas numa ideia particular de analogia problemática, concebida fisiognomonica e patognomonicamente entre as duas cabeças de Janus, uma que observa seu aspecto finito, outra que observa seu aspecto infinito, e entre o aspecto terreno e divino da própria criação. Para entender como esse sutil mecanismo funciona, um excurso às ideias de Herder sobre a linguagem, poesia e mitologia natural serão de grande ajuda para localizar melhor a discussão de Jean Paul a respeito do humor. Além disso, pretendo mostrar, utilizando as categorias de Erich Auerbach (Mimesis) acerca do realismo moderno e da divisão de gêneros, como o "realismo" de Jean Paul se enquadra exatamente na descrição de Dante dada por Auerbach: "a comédia, inter alia, é um poema didático", no qual todos os possíveis elementos da realidade (mitologia, história, cosmologia, lenda, sublime, homem, paisagem etc.) encontram uma voz. O humor permitiu a Jean Paul que manifestasse sua surpreendente criatividade e seu gênio e criasse seu próprio Polyhistor e sua própria Allwissenheit. | |
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